Campus de Pesquisa Fraunhofer em Waischenfeld / Barkow Leibinger

Campus de Pesquisa Fraunhofer em Waischenfeld / Barkow Leibinger - Mais Imagens+ 10

Waischenfeld, Alemanha
  • Arquitetos: Barkow Leibinger; Barkow Leibinger
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3813
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stefan Müller
  • Gerência De Construção: Höhler, Partner Architekten und Ingenieure, Aachen
  • Engenharia Estrutural: Suess - Staller - Schmitt Ingenieure GmbH, Gräfelfing
  • Ar Condicionado: Ingenieurbüro Karl Müller GmbH, Bayreuth
  • Engenharia Elétrica: Haustechnik Projekt GmbH, Nürnberg
  • Física Da Construção: Ingenieurbüro für Bauphysik Horstmann + Berger, Altensteig
  • Arquiteto Paisagista: Lösch Landschaftsarchitektur, Amberg
  • Proteção Contra Incêndio: HP West Beratende Ingenieure GmbH, Bielefeld / Peter Stanek, Berlin Kucharzak
  • Consultoria De Fachada: Fassaden Engineering, Berlim
  • Arquitetos Responsáveis: Frank Barkow, Regine Leibinger
  • Equipe De Projeto: Martina Bauer, Michael Bölling, Didier Callot, Clemens Klein, Ina Reinecke, Tanja Salomäki, Ulrich von Türckheim, Jens Wessel
  • Equipe De Construção: Heiko Krech, Nina Cattaneo, Christian Coburger, Sonia Sandberger, Erika Tillberg, Ulrich von Türckheim, Daniela Voss, Annette Wagner
  • Cidade: Waischenfeld
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Campus de Pesquisas de Waischenfeld é um retiro / think-tank para o Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados IIS na vila medieval de Waischenfeld, no norte da Baviera. Num cenário concentrado e idílico os pesquisadores estão equipados com laboratórios, dormitórios, salas de conferências, escritórios, um espaço central para eventos / cafetaria e terraços ao ar livre para pesquisa e desenvolvimento de microeletrônica, tecnologias de informação e telecomunicações.

© Stefan Müller

A vila é caracterizada por uma densa concentração de construções vernaculares e casas de tronco e tábuas de madeira (fachwerk) distribuídas para cima e ao longo do pitoresco vale do rio Wiesent. Adjacente à vila e à estrada principal, o terreno está localizado em um prado levemente inclinado delimitado a leste por uma floresta.

Planta Baixa

A fim de integrar o campus de pesquisa em escala regional à vila o programa é distribuído em quatro pavilhões de 2 a 3 andares com telhados assimétricos triangulares. Os volumes são distanciados entre si de uma forma não paralela que reproduz a qualidade orgânica do urbanismo local, reforçando simultaneamente as vistas, orientações, e gerando uma dinâmica espacial entre eles, incluindo um generoso terraço escalonado. Esta é uma estratégia de escala, enquanto permite que dois módulos de crescimento futuro (pavilhões) sejam adicionados para o sul. Os pavilhões são conectados centralmente por uma cobertura plana treliçada de madeira, que envolve o espaço de eventos central pontuado por claraboias triangulares, que proporcionam uma ligação para todos os climas. O teto dessa estrutura oferece terraços externos adicionais para melhorar ainda mais a comunicação entre os pesquisadores.

© Stefan Müller

Intensificando a inclinação do pasto, o conjunto é incorporado à paisagem local, enquanto permanece legível como um lugar de aprendizagem, pesquisa e intercâmbios. Programaticamente, os níveis mais baixos abrigam os usos ativos, tais como laboratórios, escritórios e salas de conferências, enquanto os dormitórios ficam nos níveis superiores.

© Stefan Müller

Tal ideia programática é acompanhada por uma construção híbrida em concreto para os níveis mais baixos melhorando a separação acústica e a utilização de energia (aquecimento e resfriamento) e uma construção de madeira para os níveis superiores e telhados. Esse material também estende-se como um revestimento (placa de lariço e ripas), cobrindo os quatro pavilhões. Esta estratégia tecnológica confere ao projeto uma classificação de "energia passiva". A pele de madeira é complementada por uma camada de base de concreto jateado, que aparece ocasionalmente. Uma série de janelas operáveis perfuram os volumes do pavilhão, de grandes dimensões em relação aos programas, ao mesmo tempo, recordando os tipos de janelas históricas da vila. O telhado e as calhas são de chapas de cobre - outro material, assim como o revestimento de madeira, que vai ganhando uma pátina ao longo do tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Waischenfeld, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de Pesquisa Fraunhofer em Waischenfeld / Barkow Leibinger" [Fraunhofer Research Campus Waischenfeld / Barkow Leibinger] 30 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774256/campus-de-psquisa-fraunhofer-em-waischenfeld-barkow-leibinger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.