O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Andrés Alonso
  6. 2014
  7. Casa Estância Q2 / Andrés Alonso

Casa Estância Q2 / Andrés Alonso

Casa Estância Q2 / Andrés Alonso
Casa Estância Q2 / Andrés Alonso, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 18

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada numa vila a 30 minutos da cidade de Córdoba, Argentina dentro de uma área residencial. É construída sobre um terreno com características especiais, inclinação marcante e importantes vistas para as montanhas.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O projeto busca uma casa fechada para a rua e aberta à paisagem, um lugar para relaxar e desfrutar da tranquilidade local.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O lote de 26 x 50 metros apresenta marcante irregularidade de 14 metros de frente aos fundos (Leste - Oeste) e desnível de 3,50 metros da direita para a esquerda, (Norte - Sul). O desafio era adaptar-se às necessidades funcionais da topografia sem produzir movimentos no solo.

Planta Baixa
Planta Baixa

O projeto funcional consiste em três níveis. No terceiro, pode-se encontrar a entrada e uma faixa de serviços num fosso de luz, que olha para a rua limitada por uma parede cega; conferindo assim o caráter introspectivo exigido pelo proprietário. Enquanto isso, na frente estão os dormitórios com enormes janelas para as montanhas. No segundo nível está o espaço social composto por uma sala de estar, sala de jantar e uma cozinha; os dois últimos estão ligados a uma galeria vinculada ao quintal através de uma varanda. Neste nível, o fechamento lateral para o quintal é um painel de vidro, a fim de incorporar a paisagem ao máximo no espaço, ao mesmo tempo que a parte frontal é parcialmente enterrada. Neste mesmo nível, utilizamos a inclinação da rua para conformar a entrada do carro conectando o espaço do carro com a sala de jantar e a cozinha. Nesse primeiro nível, a lavanderia e a conexão para o quintal são inseridas.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Estes três níveis são conectados por um volume de escada que gera um espaço fluido entre o segundo e terceiro pavimentos, que serve para ler livros e observar a paisagem.

Corte
Corte

Com um volume puro que é espalhado no terreno e uma linguagem austera, esta casa reproduz a topografia do lugar e é aberta às peculiaridades da paisagem geográfica em que a cidade se implanta.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Andrés Alonso
Escritório
Cita: "Casa Estância Q2 / Andrés Alonso" [Estancia Q2 House / Andrés Alonso] 28 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774083/casa-estancia-q2-andres-alonso> ISSN 0719-8906