Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 6 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 7 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 2 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 3 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Husos Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, Holcim, Icomallas, Pallomaro, Pintuco
  • Autores: Camilo García, Diego Barajas (Architects) and Francisco Amaro (Biologist) + Building community of inhabitants
  • Colaboratores: Anibal Arenas, Juan Pablo Arias, Junko Watanabe, Antonio Cobo, Jahir Sabogal.
  • Construção: Stage 1: Luis A. Ramírez / Stage 2: Camilo García
  • Fundações: Rodrigo Gallegos
  • Estrutura Metálica: Jorge Mejía
  • Consultoria Estrutural: Diego Gómez, Ángela Mª Ramírez
  • Agradecimentos: Fundación Zoológico de Cali, Douglas Laing, Lorena Ramírez, Luis M. Constantino, Ricardo A. Claro, José Martín Cano, María García, Manuel Salinas, Julián Velásquez.
  • Cidade: Cali
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ações para promover iniciativas paisagísticas não antropocêntricas.

Este projeto está em andamento por uma década e tem envolvido o projeto e a construção de um edifício bioclimático no centro da cidade de Cali, assim como a gestão de várias atuações para promover atividades ambientais entre as pessoas que o habitam e que o visitam. O projeto é um Edifício Jardim Hospedeiro e de Néctar atrativo para Borboletas (EJHNMC, em seu acrônimo em espanhol) e inclui moradias e áreas de trabalho.

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 28 de 47
Planta Segundo Pavimento

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 27 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 32 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 35 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 33 de 47Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Mais Imagens+ 42

Foi originalmente concebido como edifício por Taller Croquis, um pequeno escritório especializado em acessórios para indústria de moda e itens de decoração em Cali que foi ramificando-se através de uma série de pequenos pontos de distribuição em todo o mundo. A fachada verde proporciona um microclima confortável dentro do edifício, reduz o consumo de energia e pode ser utilizado como um protótipo para um jardim doméstico para todos os insetos e aves da área que dependem de um corredor biológico para seu deslocamento.

Isto é alcançado através de duas ações diferentes:

A primeira envolve a utilização de arbustos e trepadeiras do ecossistema local que também são parte do habitat para avifauna e espécies de insetos locais. O edifício utiliza a presença de borboletas como um biômetro para medir a qualidade do ambiente e dar visibilidade ao valor único da biodiversidade do ecossistema onde foi construído. Borboletas geralmente são um dos indicadores mais efetivos da qualidade e biodiversidade de um ecossistema, e são especialmente importante nesta área, que é lar da maior biodiversidade de borboletas no mundo.

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 13 de 47
Cortesia de Husos

A segunda ação correu em paralelo ao projeto de um edifício jardim e foi desenvolvido com a assistência de biólogos e o Zoológico de Cali. Envolveu o incentivo e apoio à disseminação da informação sobre a importância da singularidade natural de Cali dentro do mundo e criar novos laços entre os Caleños visitando a loja e seu ambiente natural. A disseminação de atividades incluiu a distribuição de sementes e brochuras aos visitantes do edifício e organização de oficinas para as crianças do bairro.

O objetivo destas ações foi o da preservação dos corredores biológicos dentro da cidade, incentivando aqueles que recebem as sementes à plantarem em suas varandas, jardins e pátios.

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 36 de 47
Diagram A

O projeto e gestão do edifício-jardim permitiu que o jardim trabalhasse em uma série de dispositivos multimídia que reforçam as relações simbióticas entre a casa, oficinas e seu ambiente, e são reconhecidas como entidades operando em escalas que vão do local ao global.

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 26 de 47
© Manuel Salinas

Os processos sociais e naturais que ocorrem aqui ao longo do tempo se tornaram um teste para a abordagem arquitetônica para algumas das dinâmicas e temporalidades dos 'componentes biológicos' das cidades.

Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects - Imagem 7 de 47
© Manuel Salinas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cali, Cali, Valle del Cauca, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo Bioclimático de Edifício Jardim / Husos Architects" [Bioclimatic Prototype of a Host and Nectar Garden Building / Husos Architects] 21 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773478/bioclimatic-prototype-of-a-host-and-nectar-garden-building-husos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.