Clínica Dentária no Porto / Ren Pepe Arquitetos

Clínica Dentária no Porto / Ren Pepe Arquitetos - Mais Imagens+ 27

Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Loureiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ren Pepe Arquitetos, liderado pelos arquitetos japonês Ren Ito e o italiano Alessandro Pepe, transformaram um antigo escritório para clínica dentária com cinco salas de tratamento no centro da cidade do Porto, Portugal.

Planta Baixa

A abundância de fachadas com azulejos nas proximidades da área do projeto serviu de inspiração para dar à clínica uma estética distinta, onde o conceito de design foi um dos padrões geométricos típicos de azulejo da cidade.

© Ricardo Loureiro

O principal desafio do projeto, foi levar ao extremo o conceito inspirado em padrões geométricos com a forma de moinho de vento. Este padrão, composto de triângulos teselados, foi aplicado nas paredes, mobiliário, e também, na iluminação, portas e telas divisórias.

© Ricardo Loureiro

O padrão triangular presente nas paredes da clínica é criado usando três materiais - gesso cartonado, painel de PVC e, um tecido típico português conhecido como Burel. O Burel é aplicado nas paredes com o mesmo padrão, proporcionando o absorbente acústico e a absorção de cheiros e poeiras.

© Ricardo Loureiro

Na sala de espera, os candeeiros de iluminação indireta estão integrados no padrão de moinho de vento da parede. Os bancos desta sala, também foram desenhados com padrão de triângulo, aplicado até ao ponto da almofada.

© Ricardo Loureiro

Uma porta com tela do mesmo padrão, separa a sala de espera da zona de tratamentos. Quatro das cinco salas de tratamento estão separadas por paredes divisórias e apenas uma é completamente isolada para as operações com equipamento de raio X. A iluminação é sempre indireta evitando a incidência direta da luz para os pacientes durante os tratamentos

© Ricardo Loureiro

Além da zona de tratamento, existe uma zona reservada aos trabalhadores da clínica, com um pequeno escritório, uma oficina, zona de cacifos e instalação sanitária. Nestes compartimentos foram instalados candeeiros originais, da série ORIGAMI, da autoria dos mesmos arquitetos.

© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Dentária no Porto / Ren Pepe Arquitetos" [Dental Clinic in Porto / Ren Pepe Arquitetos] 12 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773456/clinica-dentaria-no-porto-ren-pepe-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.