Casa ELJR / Skylab Arquitetos

Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Mesa, Janela, Cadeira, PátioCasa ELJR / Skylab Arquitetos - Mesa, Janela, Cadeira, VigaCasa ELJR / Skylab Arquitetos - Janela, Cadeira, Jardim, Aido, PátioCasa ELJR / Skylab Arquitetos - Janela, Porta, Fachada, JardimCasa ELJR / Skylab Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Juiz de Fora, Brasil
  • Autores: Frederico Andrade de Paulo e Guilherme Fernandes Ferreira
  • Colaboradores: Ana Carolina de Aquino, Bellina Sotto Maior, Bianca Martins, Dalton Carvalho, Jean Gomes, Jean Rocha, Laura Tostes.
  • Construção: Elson Clemente de Oliveira
  • Paisagismo: Painel Verde
  • Área Do Terreno: 33.900 m²
  • Cidade: Juiz de Fora
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Janela
© Andre Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. O sítio, próximo à cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, sempre foi usado pela família como uma agradável área de lazer nos finais de semana. Contando com uma piscina, quadra e uma grande área para festas, os moradores sentiam falta de um local para eventos menores e que pudessem dormir com mais conforto. Partindo dessa premissa, o projeto veio para reformular a construção existente, investindo em uma nova área social mais intimista e em quartos aconchegantes com vista privilegiada para o lago e para a mata nativa, transformando o local em uma verdadeira residência, reencontrando o prazer de estar e morar no campo.

Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Janela, Porta, Fachada
© Andre Nazareth

Com um terreno de aproximadamente 34 mil metros quadrados e espaço livre de sobra, os arquitetos sugeriram uma configuração plana. A implantação foi definida em dois módulos distintos, tanto em forma quanto em materiais, ligados ao pavilhão existente através de uma passarela fechada em vidro temperado. 

Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Mesa, Cadeira, Prateleira, Viga, Janela
© Andre Nazareth

De um lado o módulo social - que abriga a cozinha gourmet e a sala de estar -, é uma grande caixa de concreto com linhas retas, arejado e completamente aberto para a piscina e para o lago. O chanfro no beiral e nas laterais das paredes que conformam a grande caixa de concreto trazem mais leveza à robustez da estrutura. As bancadas em silestone branco neutraliza a cor dos mosaicos de ladrilho hidráulico e a madeira de demolição do piso traz o aconchego e remete a ideia da casa de campo que os arquitetos e clientes buscavam. 

Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Imagem 17 de 19
Planta Baixa

Já do outro lado, fica o novo trecho íntimo, cujas três suítes se distribuem sob uma cobertura de duas águas – as telhas vieram da demolição de parte da antiga sede - e forro de taquara trançado. As grandes portas de correr se abrem para a natureza e para o pergolado de peças de eucalipto com trepadeira Jade e piso de pedriscos onde se espalham móveis de área externa e redes.

Casa ELJR / Skylab Arquitetos - Janela, Porta, Fachada, Jardim
© Andre Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ELJR / Skylab Arquitetos" 22 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772755/casa-eljr-skylab-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.