Residência Padre Botte / CNLL

Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 2 de 19Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 3 de 19Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 4 de 19Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 5 de 19Residência Padre Botte / CNLL - Mais Imagens+ 14

Nogueira da Regedoura, Portugal
  • Arquitetos: CNLL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  338
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2003
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Oliveira
  • Arquitetura Coordenação: Nuno Lacerda Lopes
  • Arquitetura Colaboração: CNLL Augusto Rachão, Ana Viana, Maria João Venâncio
  • Cliente: Padre Gonçalo Botte
  • área Do Lote: 1.765 m2
  • Cidade: Nogueira da Regedoura
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 3 de 19
© Marcos Oliveira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa definia a construção de uma habitação do tipo unifamiliar num terreno onde existia uma velha casa paroquial à face de uma estreita rua, deixando atrás uma grande área com algumas árvores de fruto.

Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 10 de 19
© Marcos Oliveira

Primeiro as árvores, depois o habitar e mais tarde a invulgar apropriação e exigências do espaço para um padre culto e determinado, foram as motivações do desenho para esta solução. Não há lugar para a representação, nem se desenvolve aqui qualquer “axis mundi”, estruturam-se apenas pensamentos sobre o passado e o futuro, ordenam-se e recriam-se os velhos e novos sonhos dos modos de habitar, onde a privacidade e o conforto, a opacidade e a transparência, a horizontalidade e a verticalidade, o exterior e o interior, a sombra e a luz, pudessem dialogar.

Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 12 de 19
Planta Baixa - Térreo

Dois volumes sobrepostos definem as regras da casa, os eixos cardus e decumanus, são os organizadores da vivência e da emoção que necessita o habitar no interior. No exterior, os volumes possuem formas geométricas puras, sem janelas “onde não se vem ver a paisagem”, estabelecem um jogo onde a regra é apenas e, tão só, a surpresa sobre uma ideia de habitar que se propõe e se pretende estimular.

Residência Padre Botte / CNLL - Imagem 2 de 19
© Marcos Oliveira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Padre Botte / CNLL" [Padre Botte House / CNLL] 30 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772674/residencia-padre-botte-cnll> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.