Ensemble Pastoral Catholique / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez

Ensemble Pastoral Catholique / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez - Mais Imagens+ 47

Boulogne-Billancourt, França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mesmo que todos os edifícios da zona B4 foram projetados "como rochas em um jardim Zen", através de seu simbolismo, sua escala e posição, o elemento pastoral está em consonância com a parte interior aberta do parque central e as áreas comuns.

© Sergio Grazia

Para reforçar seu papel estratégico, era necessário dar com uma forma escultural memorável, com o objetivo de afirmar sua singularidade e, arquitetonicamente, destacar-se de outras propostas.

Planta Pavimento

O edifício é uma envolvente unitária de zinco, com volumes cruzados que enrolam-se ao redor de um pátio central, um vazio de matriz que atrai a luz no coração do espaço sagrado. Sobre a envoltória de metal, este sistema contínuo de origami cobre todo o edifício como um refúgio, isto é, a capela, o oratório, salas de reunião e salas de recepção de famílias. O volume eleva-se verticalmente em um movimento ascendente a partir do arco e torna-se uma torre de campanário.

© Sergio Grazia

As aberturas exteriores parecem-se com lágrimas que atraem a luz, mas suavizam as vistas. Grandes janelas prestam uma generosa transparência à entrada e parecem convidar as pessoas a este recanto de paz.

© Sergio Grazia

Ainda que desde a área pública da capela possa parecer misteriosa e fechada, o ambiente no interior é algo completamente diferente. Assim que se entra ao local de oração e reflexão, uma atmosfera de serenidade surge inevitavelmente, evocando um sentido de luz tênue, como se estivesse em um bosque. Isto ocorre devido à dispersão de claraboias ocultas por uma cobertura de ripas de madeira.

© Sergio Grazia

O que é mais imaterial que a luz, com sua capacidade de expressar a divindade e o mistério? Suas variações e gamas são uma fonte de riqueza oferecida aos que sabem como vê-la.

© Sergio Grazia

Fachadas 

- O material para a cobertura e o campanário são malhas de zinco costuradas permanentemente. As paredes verticais são feitas de tábuas de madeira com zinco vinculadas à mesma página a fim de garantir a continuidade do volume completo;

© Sergio Grazia

- Dependendo de sua localização, os entalhes dos caixilhos e aberturas são revestidos com aço inoxidável (para ressaltar o contraste entre a materialidade do zinco e imaterialidade do aço inoxidável), madeira ou alumínio pintado em cor de champagne.

© Sergio Grazia

Utilizamos o jogo de contrastes e materiais opostos para melhorar os efeitos infinitos de luz e sua influência na percepção ou a modificação dos materiais.

© Sergio Grazia

© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boulogne-Billancourt, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ensemble Pastoral Catholique / Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez" [Ensemble Pastoral Catholique / Brenac & Gonzalez & Associés] 06 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772662/ensemble-pastoral-catholique-atelier-darchitecture-brenac-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.