Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d

Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 2 de 28Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 3 de 28Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 4 de 28Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 5 de 28Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Mais Imagens+ 23

Bagaces, Costa Rica
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Barzuna, David Darlington
  • Equipe De Projeto: Esteban Barzuna Salazar, Esteban Arias Corella, Norela Arias Batres
  • Estrutura: Apestegui-Blair Consultores
  • Paisagismo: PROJECT CR+d / VIDA Design Studio
  • Construtora: IDECO
  • Mechanical & Electrical Design: Sinergia Ingeniería
  • Cidade: Bagaces
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 8 de 28
Cortesia de PROJECT CR+d

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a 4km de San Bernardo de Bagaces, Rio Perdido se consolida como um centro de turismo sustentável. Um espaço natural, rodeado por árvores, pedras pré-históricas, montanhas solitárias e um céu nebuloso aos pés do vulcão Miravalles, oferece mais do que águas termais, arvorismo e um bike park único no país. Rio Perdido é uma área de exuberante beleza que convida a desfrutar da brisa, do rio e da imensidão das suas montanhas.

Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 6 de 28
© Armando DelVecchio

Com todo este potencial aos nossos pés, o objetivo do desenho no momento de conceitualizar o projeto foi a criação de espaços que abraçaram e invocaram a sofisticação da paisagem e complementar assim, com perfeita harmonia, o meio natural. Desenhamos experiências a partir da cor, das texturas, dos detalhes, da luz, da localização e do contato direto com a natureza. Refletir a serenidade que as árvores evocam no desenho interno dos espaços, levar o som dos macacos e dos insetos até a varanda no terraço, emoldurar o entardecer e congelar o movimento e o som do centro ao intrometer-se nas copas das árvores foram prioridades para o desenvolvimento da proposta.

Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 22 de 28
Planta Baixa

Desta forma, a natureza tornou-se a principal inspiração que nos motivou a traduzir estas emoções causadas pelo meio natural no espaço físico e assim gerar uma íntima conexão entre o hóspede e o Rio Perdido. Para poder materializar este objetivo conceitual, fatores como a localização da edificação no terreno foram fundamentais. Elevar os bungalows sobre pilotis nos permitiu criar uma experiência 360° posicionando cada hóspede em um lugar privilegiado. A topografia, por outro lado, faz com que cada unidade esteja separada da outra, criando espaços semi-abertos e solitários entre elas. Ambientes privados e tranquilos idôneos para a reflexão, imersos na solidão do bosque.

Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 11 de 28
© Armando DelVecchio

O completo é estruturado em três blocos de bungalows, cada um enfatizado por uma cor inspirada respectivamente no rio, nas pedras e nas árvores. A arquitetura de volumetrias simples, peças construtivas pré-fabricadas e tons cinza mimetiza os bungalows no bosque tropical seco sem deixar de situar o hóspede dentro do complexo.

Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d - Imagem 24 de 28
Corte

Ao atravessar a porta, uma nova experiência nos dá as boas-vindas com uma gama de brancos e cores claras, materiais como concreto polido e outras texturas que nos convidam a descansar. A iluminação tênue imunda as paredes do espaço e um ambiente sofisticado e de vanguarda fazem com que o entorno aguce ainda mais os nossos sentidos convertendo-se em uma experiência única, onde fica claro que a arquitetura materializa o intangível da natureza e nos demostra que o bom desenho arquitetônico e o meio natural são dois sistemas capazes de coexistir.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bagaces, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Turístico Rio Perdido / PROJECT CR+d" [Río Perdido Resort / PROJECT CR+d] 30 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772659/complexo-turistico-rio-perdido-project-cr-plus-d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.