Casa 2M / Salworks

Casa 2M / Salworks - BancadaCasa 2M / Salworks - CorrimãoCasa 2M / Salworks - Pia, BanheiroCasa 2M / Salworks - JanelaCasa 2M / Salworks - Mais Imagens+ 30

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: Salworks; Salworks
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  213
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Casa 2M / Salworks - Fachada
Cortesia de Salworks

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada junto de uma estrada movimentada e numa segunda fila de construções relativamente à frente marítima da cidade de Lagoa em São Miguel Açores a casa 2M é sobretudo um exercício de defesa de privacidade num espaço totalmente virado ao uso familiar. O lote de características não especiais, com inclinação ascendente no sentido sul-norte,

Casa 2M / Salworks - Corrimão
Cortesia de Salworks

Tem no seu eixo longitudinal alinhado no sentido norte-sul a base que permitiu desde cedo que o conceito inicial de proteção se estendesse também ele à favorável rotação solar.

Casa 2M / Salworks - Janela, Fachada
Cortesia de Salworks

Desta forma e construindo o volume máximo permitido e traduzindo-o num paralelepípedo perfeito, iniciou o processo de subtração de matéria que permitirá o encaixar do correto do programa. Programa este que tem por base uma tipologia de habitação comum mas com ajustes específicos de forma a valorizar os espaços nos seus diferentes usos.

Casa 2M / Salworks - Janela
Cortesia de Salworks

O tema luz é central nesta organização. Um pátio semi público organiza o estacionamento frontal e pode ser fechado na sua totalidade criando um buffer inicial com a movimentada estrada. Apenas a porta de entrada principal aparece neste alçado que sendo de resto cego nega a rua e vira se a poente. Sem pisos anunciados nos alçados dois grandes vazios escavam o vão a poente da área da cozinha e zona de refeições e outro a norte com o vão da sala de estar e área de lazer coberta com pátio. Apenas dois outros vazios pontuam o poente na zona de dois quartos de crianças e um vão especial alinhado com o eixo da igreja local e o seu pequeno largo frontal.

Casa 2M / Salworks - Imagem 14 de 35
Cortesia de Salworks

O piso térreo de planta aberta e em dois níveis abre-se a norte sobre o pátio e futuro jardim. Uma luz forte zenital inunda sempre o espaço numa parede branca de duplo pé direito que lançando uma escada liga os dois pisos de forma elegante. Esta luz é presença geradora de espaço e dos ritmos diários desta família jovem. O piso superior, aquecido do branco com madeira de criptoméria japónica local, tem além de 3 quartos, uma instalação sanitária sub dividida e a zona de lavandaria.

Casa 2M / Salworks - Bancada
Cortesia de Salworks

A casa 2M generosa em luz, em privacidade e segura de garantir uma experiência positiva aos seus utilizadores no futuro.

Casa 2M / Salworks - Fachada
Cortesia de Salworks

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 2M / Salworks" 28 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772656/casa-2m-salworks> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.