Encontros USINA 25: Três gerações de técnicos da USINA engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária

Realizado em parceria com o GFAU, o sexto encontro do Projeto USINA 25 será dedicado a pensar no percurso desde sua fundação na década de 90 até hoje. Neste encontro a trajetória da USINA será colocada em perspectiva por integrantes de cada uma três gerações de técnicos de fizeram parte da assessoria.

A conversa será realizada no Piso do Museu da FAU e contará com a participação de Kaya Lazarini, Pedro Fiori Arantes e Wagner Germano com mediação de Angela Amaral.

25 anos da USINA - Três gerações de técnicos engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária

  • com Kaya Lazarini, Pedro Fiori Arantes, Wagner Germano e Angela Amaral (mediação)
  • Quarta-feira, 02/09 às 19h.
  • Piso do Museu na FAU USP – Rua do Lago, 876 / SP.

O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição. Para acompanhar as próximas ações do Projeto USINA 25, deixe seu email aqui.

SOBRE O PROJETO USINA 25

Fundada em 1990 por profissionais de diversos campos de atuação como uma assessoria técnica a movimentos sociais, a USINA - Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado tem atuado no sentido de articular processos que envolvam a capacidade de planejar, projetar e construir pelos próprios trabalhadores, mobilizando fundos públicos em um contexto de luta pelas reforma urbana e agrária.

A equipe da USINA tem a intenção de superar a produção autoral e estritamente comercial da Arquitetura e do Urbanismo e busca, para tanto, integrar e engendrar processos alternativos à lógica do capital através de experiências sociais, espaciais, técnicas e estéticas contra-hegemônicas.

Em 2015, a USINA completou 25 anos de atuação. Visando preservar e ativar a memória dos principais processos desenvolvidos pela USINA nesse período, a atual equipe da assessoria deu início ao Projeto USINA 25 - Arquitetura como prática política.

Cortesia de USINA CTAH

Nesse contexto, alguns pesquisadores externos foram convidados a iniciarem um processo de pesquisa visando a criação de um documentário baseado no material de arquivo da assessoria e em entrevistas com técnicos, lideranças de movimentos sociais e mutirantes envolvidos nos principais processos desenvolvidos pela USINA.

Tendo como fio condutor a trajetória da USINA, este documentário visa situar a relevância histórica e as contribuições originais de arquitetos/as, cientistas sociais e profissionais de outros campos de atuação que se colocaram a serviço da efetivação do direito à moradia e do direito à cidade através de processos desenvolvidos junto a movimentos sociais – quer seja nos projetos desenvolvidos em conjunto com os futuros moradores, na inovação tecnológica e produtiva, nos processos de educação popular ou na organização do trabalho no canteiro de obras.

Por meio de exemplos concretos, pretende-se: 1) demonstrar que há espaço para o desenvolvimento de propostas com alta qualidade técnica e arquitetônica no âmbito da habitação de interesse social; 2) contar parte da história da luta por moradia e pela reforma urbana no Brasil e 3) abordar criticamente o papel das políticas públicas relacionadas à provisão habitacional no país.

Para tanto, a equipe envolvida na produção do documentário planeja abordar algumas das experiências mais significativas desenvolvidas pelos profissionais que passaram pela USINA, a exemplo do COPROMO, do Mutirão União da Juta e do Mutirão Paulo Freire – construídos em São Paulo (SP) –, do projeto da Cidade da Reforma Agrária – feito a convite do MST para o Assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PR) – e do projeto de Reassentamento da Comunidade do Piquiá de Baixo – em Açailândia (MA).

Como parte deste processo, serão realizados diversos encontros públicos para tratar de temas que dizem respeito à atuação da USINA nos últimos 25 anos. Para acompanhar a programação, acesse a página do Projeto USINA 25 no Facebook.

  • Título

    Encontros USINA 25: 25 anos da USINA - Três gerações de técnicos engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária
  • Website

  • Organizadores

  • De

    02 de Setembro de 2015 07:00 PM
  • Até

    02 de Setembro de 2015 09:00 PM
  • Onde

    FAU-USP
  • Endereço

    Rua do Lago, 876 - Butantã, São Paulo - SP, 04280-000, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Encontros USINA 25: Três gerações de técnicos da USINA engajados nas lutas pela reforma urbana e agrária" 29 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772604/encontros-usina-25-tres-geracoes-de-tecnicos-da-usina-engajados-nas-lutas-pela-reforma-urbana-e-agraria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.