O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Cekada-Romanos Arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos

Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos

Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos
Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos, © Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

© Juan Andrés Romanos © Juan Andrés Romanos © Juan Andrés Romanos © Juan Andrés Romanos + 22

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se encontra no extremo Norte do tecido urbano da cidade de Arroyo Seco, em um novo bairro que possui duas linhas de lotes com frente para um boulevard central com espaço público entre ambas. Este crescimento da cidade está entre a Rota 21 (artéria que conecta o Corredor Metropolitano Sul de Rosário, de caráter portuário e industrial) e o Rio Paraná.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

A paisagem possui características de borda. Uma extensão de 3 hectares de campos e plantações separa o bairro do rio, instâncias prévias ao acidente geográfico mais forte dos pampas: o Paraná, com suas praias e barrancos.

Corte Transversal
Corte Transversal

O projeto foi financiado através do Programa de Crédito Argentino (PRO.CRE.AR) e tem como destino uma primeira fase de pavimento térreo para a casa de Alfonsina e seus pais. O crescimento futuro no pavimento superior é determinante na tomada de decisões programáticas, materiais e construtivas em resposta às limitações de tempo e economia que o Banco exige como cumprimento.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

O terreno de 10 x 31 metros em uma esquina, possui sua frente em direção à rua com orientação sudoeste e os fundos voltados para os campos e o rio com orientação nordeste. Com este cenário e favorecido pelas orientações, o projeto está ancorado na fachada sul e divide as linhas de frente para fazer a maior área de terra destinada aos jardins e garagem, obtendo uma paisagem visual completamente aberta.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

O desenvolvimento programático é planejado como uma casa chorizo, neste caso, escalonando sobre si mesma até chegar no pavimento superior e construindo uma volume monolítico.

Planta Térreo
Planta Térreo

A planta térreo se desenvolve a partir de um núcleo de serviços alojado na metade do terreno. Uma sucessão de espaços de uso comum como a cozinha, sala de estar e jantar começam a escalonar seus tetos para deixar escapar visuais pontuais em direção ao bairro. No setor de pé direito duplo, a escadaria e passarela conectam o pavimento superior ao uso mais íntimo dos dormitórios. Este pavimento recai de volta ao ponto de partida do térreo, gerando abaixo uma galeria e área de estacionamento junto ao jardim. O acesso aos terraços do setor dos dormitórios conclui o percurso com um ponto de vista panorâmico.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

Os materiais utilizados são exibidos em seu acabamento natural, desprovidos de gesso, reboco e revestimentos. Todas as paredes são feitas em alvenaria de tijolos duplos com uma câmera interna. Com esta trava, que consiste em um tijolo frontal sobre um de canto e vice-versa, é possível obter fileiras de 21 cm de módulo quadrado.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

Este padrão, ao trabalhar com as sucessivas fiadas, assume a configuração de tecido que muda de direção cada vez que encontra uma aresta. Esta lógica de modulação possibilita a extração de elementos para gerar uma rede com entrada de luz filtrada e vistas recortadas. As colunas e vigas metálicas aceleram o processo construtivo e resolvem em detalhe a cobertura com pequenas lajes ocas.

© Juan Andrés Romanos
© Juan Andrés Romanos

A diferença entre o fechamento ao bairro e a abertura à paisagem evidencia a situação de borda onde a casa está inserida.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cekada-Romanos Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos" [Casa Alfonsina / CEKADA-ROMANOS Arquitectos] 29 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772299/casa-alfonsina-cekada-romanos-arquitectos> ISSN 0719-8906