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  7. Residência Gallarda / Estudio JFGS

Residência Gallarda / Estudio JFGS

Residência Gallarda / Estudio JFGS
Residência Gallarda / Estudio JFGS, Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez + 20

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

3 casas

O projeto trata-se de uma residência de fim de semana que provavelmente acabará tornando-se lar de um jovem casal com alguma vida social exterior. É uma casa de amplas dimensões em sua área comum - sala de estar e de jantar - e com uma ligação constante ao exterior: o terraço, com os pinheiros a plantar, e o deck da piscina. Uma vida de atos simples é proposta, sem sacrificar os prazeres cotidianos: regar uma planta, sentar e ler debaixo de uma árvore ou mergulhar na água nos dias quentes. A arquitetura do Mediterrâneo sempre foi aquela simples moldura branca - por vezes invisível - onde o homem chega à felicidade quase sem perceber.

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

Residência Gallarda em três casas

Casa 1. Transparente. Feita de vidro e localizada na sombra. É realmente o lugar para se estar. Uma vida participando da paisagem e do mar. A casa se estende até o deck da piscina e para o jardim.

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

Casa 2. A toca. É uma casa de instalações. Feita em concreto e ligada à Terra. Esta parte é enterrada e funciona como um muro de contenção.

Axonométrica Explodida
Axonométrica Explodida

Casa 3. A casa Branca. Revestida em cal, opaca e flutuando no ar. É mais próxima do céu, onde se vai para dormir e sonhar.

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

O Paisagismo

Sem dúvidas, a paisagem é mais intensa para nós, quando se tem um objeto posicionado. Tanto o trabalho de Richard Long como o desenho de Mies Van der Rohe para a Casa Resor trazem essa ideia.

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

A Casa Gallarda evidencia sua estrutura, da mesma forma que os construtores do templo Nike fizeram na Acrópole ou Luigi Figini fez em sua casa italiana: em ambos os casos a estrutura da coluna foram usadas com sucesso.

Corte Transversal
Corte Transversal

Topografia

A casa situa-se no topo do terreno, onde as vistas sobre o Mar Mediterrâneo, a vila de Las Negras e Cerro Negro são mais nítidas. A casa está orientada buscando as melhores vistas e também para resolver a topografia. O projeto dá uma resposta austera, eficaz e definitiva para as "questões locais"; e todas as restrições programáticas do cliente.

Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez
Cortesia de Estudio JFGS/José Francisco García-Sánchez

Subsolo

Gallarda herdou duas das principais tradições das casas Mediterrâneas: volumes caiados de branco, com janelas projetadas para proteger da radiação solar direta, evitando o efeito estufa que ocorre quando o sol colide com as superfícies de vidro; e também enterrar parte da casa para obter espaços frescos.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
Cita: "Residência Gallarda / Estudio JFGS" [Gallarda House / Estudio JFGS] 24 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772278/casa-gallarda-estudio-jfgs> ISSN 0719-8906