Casa Quinta / RAIZALCUBO Arquitectura

Casa Quinta / RAIZALCUBO Arquitectura - Mais Imagens+ 13

Arroyo Leyes, Argentina
  • Arquitetos: RAIZALCUBO Arquitectura; RAIZALCUBO Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
© Nicolás Mántaras

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Quinta localiza-se na cidade de Santa Fe, na comuna de Arroyo Leyes, a 12 km do centro da capital da Província, pela rota provincial número 1, a rota da Costa, via de comunicação que une as localidades que circundam o sistema de rios, ilhas, riachos e córregos do Paraná, sendo esta condição litoral que define a arquitetura.

Projetar a Sombra

Os elementos vazados buscam um jogo de luz e sombra que adicionam um ar lúdico aos ambientes do edifício com o passar do dia.

© Nicolás Mántaras

A Galeria

A primeira reunião com o cliente ocorreu no próprio local, e no percurso da visita ele mesmo manifestou sua vontade de ter um espaço "em contato com a natureza", em um imaginário de: final de semana, sair da cidade e chegar em um ambiente onde predomina o verde. 

© Nicolás Mántaras

Este espaço traduziu-se em uma grande galeria e constituiu-se como o componente articulador do projeto.

Detalhe

Ao Norte, configura-se uma galeria de 4 X 20 metros, limite interior e exterior, articulador de diversos modos e apropriações do habitar.

A Leste conforma-se como conexão entre os dois jardins, e muro limite, evitando vistas a partir do espaço principal da casa.

A Sul, como canaleta de concreto que capta a água da chuva e a conduz ao pátio do oeste.

© Nicolás Mántaras

Os Jardins

A Casa Quinta for pensada a partir de uma intensa relação arquitetura-paisagem, que se manifesta como uma sequência espacial de jardins que articulam o conjunto, expressando as características fito-geográficas da região. Jardins que foram definidos, além disso, na ação, tornando-se um par como subunidade de paisagem; o jardim contemplativo, dos sentidos, se conforma com herbáceas e árvores de cores intensas e um conjunto de videiras aromáticas: flores nativas de cores brilhantes (margaridas do campo, lavandas e verbenas), texturas diferenciadas (grama, pennisetum rubra), o som das folhas do ibirá pirá, ou o movimento pendular do ciná-ciná. O jardim lúdico foi materializado em uma sombra média de timbos; o jardim de contenção por associação de herbáceas que, junto ao damasco (prunus arseniada) e à blindagem do tijolo atenuam a incidência do sol do oeste. Finalmente, o ceibal instiga os mates na borda de sua sombra.

Planta

O Muro

O tijolo como marca do território. A tensão entre o estereotônico e tectônico define-se na relação forma-matéria. A estrutura metálica do muro de tijolos conduz os esforços à terra, materializa o limite entre natureza e artificial, enquadra o entrono e possibilita a expansão da vista. Além disso, transforma-se em equipamento: bancos e nichos complementam a necessidade de flexibilidade e versatilidade dos espaços.

© Nicolás Mántaras

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quinta / RAIZALCUBO Arquitectura" [Casa Quinta / RAIZALCUBO Arquitectura] 21 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772227/casa-quinta-raizalcubo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.