O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centros De Saúde
  4. Espanha
  5. Hans Abaton
  6. 2015
  7. Fundação Esther Koplowitz para Pacientes com Paralisia Cerebral / Hans Abaton

Fundação Esther Koplowitz para Pacientes com Paralisia Cerebral / Hans Abaton

Fundação Esther Koplowitz para Pacientes com Paralisia Cerebral / Hans Abaton
© Hans Abaton
© Hans Abaton
  • Arquitetos

  • Localização

    Madri, Madri, Espanha
  • Arquiteto Encarregado

    Ricardo de Landaluce Arias
  • Arquitetos Colaboradores

    Víctor Conde Buezas, Naama de Miguel de Pablo, David Díaz Vizán, Laura Fringuello, Gonzalo Martín Román, Ana Martínez Campos, Juan Millán Ghisleri, Fernando Ortiz Campos, Wolney Ortiz de Oliveira, Darío Ortiz Seseña, Francisco Peláez Marín, Elías Sancho de Agustín, Javier Tavera Tolmo
  • Área

    2350.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Hans Abaton © Hans Abaton © Hans Abaton © Hans Abaton + 46

Fundação Esther Koplowitz para Pacientes com Paralisia Cerebral / Hans Abaton, © Hans Abaton
© Hans Abaton

‘’Não se trata de uma intervenção de pais para seus filhos, mas da obra de uma sociedade para o futuro."

© Hans Abaton
© Hans Abaton

O centro atual, concedido pela prefeitura de Madri, ocupa um edifício de 1950 pertencente a uma colônia de casas térreas. Localiza-se junto às antigas instalações militares de acampamento próximas à estrada de Extremadura. Reabilitado em 1995, apresentava condições inadequadas para tornar-se um colégio e uma residência para crianças com paralisia cerebral. Com uma crescente demanda de vagas e sendo a única residência especializada na Comunidad de Madrid, foi necessária uma ampliação que cumprisse com as condições ótimas de seu programa principal e que resolvesse uma série de carências.

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Fase 1: Dormitórios e Salas Multiuso

Esta fase teve foco na ampliação do edifício existente pela geração de um novo corpo de dormitórios e salas multiuso adjacentes à fachada sudeste. Dessa forma, os novos dormitórios adaptam-se às necessidades das crianças (2 por dormitório) e o resto das salas cumprem os requisitos necessários. A ampliação consta de uma superfície de 2.350 m² dividida em 3 plantas. No térreo, cria-se uma caixa de vidro com espaço polivalente de estímulo enquanto eleva-se os dormitórios das crianças em pequenas casinhas para que elas não possam ver e ser vistas. Desta forma, pretende-se que o edifício tenha presença no entorno, tornando-se uma marca reconhecida da região.

Planta Pavimento Superior
Planta Pavimento Superior

Uma nova entrada principal foi projetada a partir da Calle Andonis que direciona os visitantes para a entrada da ampliação, limitando o acesso através da Calle Gordolobo a uma entrada de serviço para os funcionários e estacionamento.
O volume esgota a área edificável do lote, deixando espaço suficiente para o acesso dos serviços de incêndio ao longo da borda do lote.

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Casas Coloridas

O projeto oferece uma imagem otimista e alegre em seu conjunto: um lar onde reside a esperança de melhorar. Por um lado, foi possível integrar o projeto adaptando sua escala ao bairro de casas térreas que o rodeia, e por outro, confere-se uma personalidade própria a cada dormitório, com uma gama cromática que consegue atingir unidade e diferenciação simultaneamente. 

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Subsolo

Abaixo do nível do chão encontram-se as instalações, o armazém, a lavanderia, os vestiários e a administração. Essa última se abre através de uma grande janela que leva a um pátio inglês ajardinado que ilumina de forma natural o espaço, criando um ambiente confortável e acolhedor. 

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Salas Multiuso

O piso térreo foi construído por vários espaços para salas multiuso que têm uma área total de 400 m2 e uma altura de 3,5 m, com orientação sudeste que proporciona luz natural em todas os espaços e se inclina para o jardim. O acesso é resolvido através de um cubo de vidro e concreto que leva a uma sala de encontro para os visitantes. Há um outro salão independente em uma área mais reservada dedicada aos cuidados intensivos.

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Dormitórios

O piso destinado à residência conta com 500 m2 nos quais foram criados 10 novos dormitórios de 20 m2 para acomodar duas crianças com todas as exigências de aclimatação e atenção. Uma única janela panorâmica com 4 metros de comprimento, proporciona luz natural e destaca a paisagem. 
A questão térmica foi resolvida por dutos de ar condicionado e piso radiante. O piso é de PVC de grande resistência e durabilidade, enquanto as paredes receberam um revestimento de vinil para facilitar a limpeza e manutenção. A iluminação artificial é indireta, evitando ofuscamentos e criando uma atmosfera mais agradável para os pacientes. Os dormitórios possuem uma altura máxima de 3,7m para uma maior amplitude, assim como larguras de porta que facilitam a passagem de macas e cadeiras de roda.

© Hans Abaton
© Hans Abaton

Cobertura

Sobre os dormitórios, uma cobertura vegetal de 200m² atua como isolante térmico e acústico, reduzindo a demanda energética do edifício e, ao mesmo tempo, purificando o ar.

Corte Transversal 1
Corte Transversal 1

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Fundação Esther Koplowitz para Pacientes com Paralisia Cerebral / Hans Abaton" [Esther Koplowitz Foundation / Hans Abaton] 19 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771997/fundacao-esther-koplowitz-para-pacientes-com-parasilia-cerebral-hans-abaton> ISSN 0719-8906