Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”, no IAB-RJ

Após passar por Brasília, chega ao Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto, o Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”. O projeto, um dos contemplados no 2º edital do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, nasceu da necessidade de ampliar a discussão sobre um modelo arquitetônico, presente nas cidades brasileiras, que promove a segregação e o afastamento do espaço e da vida pública.

Ao longo de dois anos, o professor da Universidade Federal Fluminense e idealizador do ciclo, Vinícius Netto, junto com os professores Renato Saboya, de Florianópolis, e Júlio Vargas, de Porto Alegre, se dedicaram à análise de cerca de 8 mil edifícios. A partir da criação de parâmetros, como o afastamento dos prédios, a presença de muros e o número de janelas, e a quantidade de pedestres, a pesquisa demonstrou como a arquitetura contribui para uma cidade mais insegura e com piores índices de mobilidade.

No Rio de Janeiro, o evento contará com a presença do presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes; do diretor adjunto financeiro do Conselho, Júlio Bentes; do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz; a presidente Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio), Sônia Rabelo e os professores Cristóvão Duarte, da FAU/UFRJ e Júlio Vargas, da UFRGS. Na ocasião acontece ainda o lançamento do curta-metragem “Arquitetura e o Ballet da Rua”, também idealizado pelo professor da UFF.

“O objetivo deste encontro é fazer com que o conhecimento produzido pela academia transborde para os arquitetos que estão no mercado e também para a sociedade”, afirma Netto. Além de Brasília e do Rio de Janeiro, o Ciclo de Palestras acontecerá em mais sete capitais: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.

Sobre o Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural

Desde 2013, o Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural é lançado anualmente, com o objetivo de patrocinar ações que valorizem a profissão do arquiteto e urbanista. Entre os projetos contemplados, estão o premiado documentário Bernardes, publicações diversas sobre arquitetura e urbanismo, fóruns e eventos institucionais ou comemorativos. O sucesso da iniciativa levou o Conselho a aumentar gradativamente o valor designado ao Programa, visando ampliar cada vez mais sua participação em projetos que promovam a profissão.

A terceira edição do Programa destinará este ano R$ 250 mil a projetos selecionados de eventos, cursos, publicações, premiações e produções culturais diversas que promovam a Arquitetura e o Urbanismo.

Ciclo Nacional de Palestras Cidades do Amanhã e Lançamento do curta “Arquitetura e o Ballet da Rua”

  • Quando: 19 de agosto
  • Horário: 19h
  • Local: auditório do IAB-RJ
  • Endereço: Beco do Pinheiro, 10. Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
  • Entrada franca

  • Título

    Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”
  • De

    19 de Agosto de 2015 07:00 PM
  • Até

    19 de Agosto de 2015 09:00 PM
  • Onde

    Auditório da sede do IAB-RJ

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”, no IAB-RJ" 16 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771892/ciclo-de-palestras-cidades-do-amanha-no-iab-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.