Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini

Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Janela, Cadeira, VigaEdifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - FachadaEdifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Mesa, Cadeira, JanelaEdifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Imagem 5 de 32Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Estúdio Cláudio Resmini; Estúdio Cláudio Resmini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raul Krebs
Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Imagem 5 de 32
© Raul Krebs

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na parte alta do Bairro Cristal, nas imediações de edificações como a Fundação Iberê Camargo e do Hipódromo do Cristal.

O bairro é caracterizado por diversas tipologias, desde residências, condomínios e edifícios profissionais, e  ruas tranquilas e arborizadas em contraste com avenidas de trânsito rápido e fluido.

Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Floresta
© Raul Krebs

 Localizado em uma área de preservação ambiental, com muitas árvores de grande porte, o edifício foi construído em um terreno estreito, de 1.200m², com a condição de garantir acesso livre a reserva ambiental e a um córrego no fundo do lote. Essas características delimitaram a ocupação de 20% da área total. O terreno foi minimamente alterado e pavimentado por bloquetes perfurados e grama, para garantir a permeabilidade natural.

Os condicionantes ambientais, legais e financeiros, conduziram a uma única opção de implantação e orientação solar, que felizmente voltava a maior área para o Norte.

Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Fachada, Janela
© Raul Krebs

O edifício se integra ao entorno como uma construção de aparência contemporânea, com referências à forma modernista Corbusiana, que, sem ser intencional, ocorreu de maneira quase instintiva para atender aos condicionantes apresentados.

O cliente necessitava 3 setores de trabalho distintos e com acessos independentes: um estúdio de gravação, uma sala para a edição de vídeos - hermeticamente fechada - e uma área para os setores de criação e administração.

Planta - Térreo
Planta - Pavimento Superior

A edificação se organizou em dois pavimentos: no pavimento térreo localizam-se as áreas menores - estúdio e edição e, no primeiro pavimento, os setores de criação, administração e reuniões.

Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Raul Krebs

Os três setores se configuram como caixas, tratadas com revestimentos distintos. No térreo liberam as áreas cobertas para circulação de pessoas, permitem a ventilação e permeiam visualmente o terreno arborizado. No primeiro pavimento se apoia sobre pilotis, que entremeiam as duas caixas térreas. O primeiro pavimento, revestido com reboco de cimento aparente, recebeu aberturas de grandes esquadrias, em duas alturas, para facilitar a circulação de ar e luz natural, em uma planta onde os espaços se integram. As esquadrias foram contornadas por uma borda de concreto, sendo que, nas esquadrias de maior altura, voltadas para a face Norte, as bordas superiores foram prolongadas, como um brise-soleil horizontal, para controlar a incidência do sol no verão.

Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini  - Mesa, Cadeira, Janela
© Raul Krebs

Estes contornos foram coloridos por cores primárias em contraste com a rigidez monocromática do restante da edificação.

Corte GG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Taquari, 126 - Cristal, Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Sede de Produtora de Filmes e Moda / Estúdio Cláudio Resmini " 13 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771794/edificio-sede-de-produtora-de-filmes-e-moda-estudio-claudio-resmini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.