O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Atria Arquitetos
  6. 2010
  7. Casa 8 / Atria Arquitetos

Casa 8 / Atria Arquitetos

Casa 8 / Atria Arquitetos
Casa 8 / Atria Arquitetos, © Edgar Cézar
© Edgar Cézar

© Edgar Cézar © Edgar Cézar © Edgar Cézar © Edgar Cézar + 26

  • Arquitetos

    Atria Arquitetos
  • Localização

    Brasília, Brasil
  • Equipe de Projeto

    Gustavo Costa + Gabriela Müller, Ana Carolina Caetano, Daniel Nardelli
  • Cliente

    Privado
  • Área

    420.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em bairro residencial de Brasília, a “Casa 8” é uma residência unifamiliar que ressalta a simplicidade da arquitetura através da escolha dos materiais com apelo às texturas naturais. O partido arquitetônico procura explorar a integração entre os ambientes externos e internos da casa. Com estrutura em concreto armado, a edificação é térrea, de planta simples, implantada no terreno de 20m de largura x 80m de profundidade (1.600m2) de modo a preservar a maior área verde possível.

© Edgar Cézar
© Edgar Cézar

Volumetricamente, à primeira vista, é uma caixa fechada que se apresenta como uma parede de 3,5 metros de altura – um muro voltado para a rua - que elimina a necessidade de grades ou portões e oferece um jardim aberto ao transeunte. No entanto, ao atravessar a porta de acesso e caminhar pela alameda lateral, o pedestre percebe que ambientes internos e externos confundem-se e integram-se plenamente, por meio de portas pivotantes em madeira certificada que compõem a fachada lateral e portas de correr aos fundos.

© Edgar Cézar
© Edgar Cézar

Os ambientes internos são organizados em três categorias distintas. Os espaços comuns/coletivos: cozinha, biblioteca, sala de estar e jantar. Os espaços de apoio: garagem, área de serviço, depósito e banheiro de serviço. E por fim os espaços íntimos, sala íntima e quartos. Estes últimos são envolvidos pelos demais espaços, configurando-se como o núcleo da casa preservando assim as atividades mais restritas.

Fachada
Fachada

A iluminação e ventilação da casa é constituída de dois sistemas complementares. As áreas periféricas (cozinha, biblioteca, acesso, jantar e estar) são amplamente iluminadas e ventiladas pelas portas pivotantes laterais e portas de correr aos fundos. As portas abertas constituem um sistema eficaz de ventilação natural uma vez que permitem a circulação do ar, a entrada e saída dos ventos. As áreas íntimas, que constituem o núcleo da casa, são ventiladas e iluminadas por meio de jardins de inverno (nos quartos e suíte principal) e coberturas em vidro (na suíte principal e sala íntima).

© Edgar Cézar
© Edgar Cézar

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa 8 / Atria Arquitetos" [House 8 / Atria Arquitetos] 11 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771675/casa-8-atria-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.