Residência Pfarrmessner Sterzing / Pedevilla Architects

Residência Pfarrmessner Sterzing / Pedevilla Architects - Mais Imagens+ 12

Vipiteno, Itália
  • Arquitetos: Pedevilla Architects; Pedevilla Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustav Willeit
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sto
  • Material Da Fachada: Spezial Plaster Facade, Produto de STO, Stolit Milano
  • Artífice Da Fachada: Meistermaler, Vahrn, Italy
  • Cidade: Vipiteno
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Gustav Willeit

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da residência Pfarrmessner apresenta-se ao observador de maneira uniforme e quase sólida. O edifício está situado nos arredores ao sul da cidade de Sterzing / Vipiteno, a cerca de 950 metros acima do nível do mar. É a cidade mais ao sul do Tirol do Sul, província autônoma da Itália. As residências, orientadas a leste e oeste, são distribuídas em quatro pavimentos, enquanto cada um dos quatro apartamentos é desenvolvido de forma diferente através destes andares. Estes arranjos muito individuais de plantas baixas, bem como o posicionamento irregular de aberturas e galerias encontram sua unificação no exterior coerente. Projetado como um edifício de construção sólida, apresenta uma estrutura de concreto com uma fachada rebocada e seu aspecto monolítico e robusto referencia-se às pedras porfírio, predominantes na região, tipicamente caracterizadas pela sua coloração castanho-avermelhado.

Planta Baixa
© Gustav Willeit
Planta Baixa

A aparência desta pedra na fachada foi conseguida através do uso de um reboco altamente pigmentado, marcado sobretudo por sua quantidade de grãos orgânicos finos. O reboco foi aplicado às superfícies através do emprego de rolos, e as superfícies foram posteriormente polidas para criar uma aparência tridimensional deliberada e profundidade visual. A impressão ótica do edifício é, portanto, suscetível de alterar-se no decorrer do dia e da situação da iluminação. Em termos de cor, as persianas metálicas alinhadas, quando fechadas, enfatizam a homogeneidade do objeto. Todas as superfícies metálicas na fachada foram pintadas na mesma coloração marrom-avermelhada. Cada apartamento tem sua localização geográfica, próximo dos Alpes e do clima rigoroso da região, contando com espaços exteriores abrigados, na forma de galerias ou varandas recuadas.

© Gustav Willeit

A fachada em porfírio vermelho gera um contexto físico e representa a interface entre a rugosidade do muro circundante chapiscado com britas de granulação alta e a superfície lisa e anodizada das esquadrias e das persianas metálicas. Enquanto a fachada foi realizada num estilo estruturado notável, que beneficia-se do corpo massivo da residência, as superfícies internas, por outro lado, são muito contrastantes com um efeito visual mais suave.

Corte

Um clima interior acolhedor e confortável é alcançado através de um isolamento ecológico, assim como com esquadrias altamente isoladas e ventilação automática com um sistema de recuperação de energia. Em termos de sustentabilidade e eficiência energética, o edifício foi premiado pela Agência Casa Clima com a certificação de classe A. Os edifícios certificados com essa certificação devem exibir métodos de construção otimizados, execução cuidadosa e um elevado nível de conforto. São edificações com um consumo de calor inferior a 30 quilowatts-hora por metro quadrado, também chamados de edifícios "três litros" por conta de seu consumo de energia, teoricamente ser de 3 litros de óleo.

© Gustav Willeit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pfarrmessner Sterzing / Pedevilla Architects" [Residence Pfarrmessner Sterzing / Pedevilla Architects] 10 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771602/residencia-pfarrmessner-sterzing-pedevilla-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.