O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Itália
  5. ACA Amore Campione Architettura
  6. 2015
  7. Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

© Sebastiano Amore © Sebastiano Amore © Sebastiano Amore © Sebastiano Amore + 43

  • Colaboradores

    Federica Basile, Grazia Maugeri, Silvia Spina, Marco Vasta, Michele Versaci
  • Estrutura

    TS Engineering / Michele Privitera
  • Empreiteira

    Morena Rapicavoli
  • Construção

    Uniedil / Giovanni Petralia
© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto diz respeito à ampliação e renovação de uma fazenda na Sicília, nas encostas do vulcão Etna. O projeto esforçou-se para respeitar a arquitetura existente, e ao mesmo tempo buscar uma imagem global. Diversas características da tradição local entram em jogo, criando muitos pontos de contato entre o velho e o novo: formas simples e alguns materiais interagem com o contexto histórico.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

O jardim

A linha principal do projeto paisagístico foi a inovação do jardim siciliano clássico, simplificando formas e reordenando as essências das plantas. O jardim existente, selvagem e desleixado, foi caracterizado como um único espaço numa inclinação constante e, portanto, pouco viável. Era necessário reordenar os elementos principais: as essências de plantas, as vias de ligação, os terraços horizontais e as áreas sombreadas.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A entrada principal - uma via pavimentada em pedra trabalhada à mão - retoma o terreno de um antigo caminho. Passando por ciprestes dois séculos de idade, ele orienta alguns terraços verdes - confinados por finas lâminas de aço corten - levando à nova varanda.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A varanda

A varanda - feita de perfis de aço e vidro - é um pequeno edifício estendendo uma antiga pedra de moinho, onde eles costumavam processar a uva: a adição interage com a alvenaria histórica graças à cor acastanhada do aço corten. O aspecto peculiar está no movimento de deslizamento do telhado que oferece espaços radicalmente variáveis, permitindo abrigo, luz solar e isolamento. Trata-se da capacidade de variar ou conectar-se à composição do edifício e seu caráter de acordo com a estação do ano ou o tempo. Durante o inverno, será possível fechar o edifício, graças à cinética da cobertura, as janelas de vidro e as paredes pivotantes. Durante o verão, toda a estrutura será aberta, banindo a separação entre interior e exterior.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A piscina

Antes de chegar à varanda, a via toca o último terraço, explicitamente diferente dos outros. Sua cor é clara - com lajes grandes e monolíticas de pedra branca - e abriga uma grande piscina "infinita", que produz um efeito visual agradável que se estende até sua borda desaparecer no horizonte.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A casa

O projeto envolvia, também, a renovação de uma casa de 600 metros quadrados, distribuídos em três níveis: o porão apresentando a entrada e dormitórios adjacentes; o piso térreo, com as principais salas de estar; o primeiro andar caracterizado por um grande espaço aberto. Foi dada especial atenção à partição de espaço. O sistema estrutural consistia numa estrutura de alvenaria e, portanto, era caracterizado por grandes paredes internas varrendo o espaço. Os dormitórios eram pequenos e separados por portas estreitas.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

O conceito teve como objetivo criar um espaço grande e único, um núcleo para toda a casa. Assim foi concebida a ideia de suspender as abóbadas para liberar a área abaixo das divisórias internas. A intervenção, árdua e delicada, foi conseguida através da inserção de uma armação de aço, escondida sob o telhado e ligada às abóbadas por tirantes. O resultado é surpreendente: a grande lareira central está completamente suspensa, assim como os quatro arcos adjacentes.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore
Planta Baixa
Planta Baixa
© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Todas as paredes interiores são revestidas com cal natural, de uma forma irregular, segundo a tradição. As paredes não são pintadas para enfatizar a beleza e a autenticidade do material. No exterior são feitas por "cocciopesto" - uma espécie de gesso natural - com o intuito de preservar a caracterização histórica dada pelo tempo.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
ACA Amore Campione Architettura
Escritório
Cita: "Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura" [Sicillian Farm Renovation / ACA Amore Campione Architettura] 08 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771484/renovacao-fazenda-na-sicilia-aca-amore-campione-architettura> ISSN 0719-8906