O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Itália
  5. ACA Amore Campione Architettura
  6. 2015
  7. Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura

© Sebastiano Amore © Sebastiano Amore © Sebastiano Amore © Sebastiano Amore + 43

  • Colaboradores

    Federica Basile, Grazia Maugeri, Silvia Spina, Marco Vasta, Michele Versaci
  • Estrutura

    TS Engineering / Michele Privitera
  • Empreiteira

    Morena Rapicavoli
  • Construção

    Uniedil / Giovanni Petralia
© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto diz respeito à ampliação e renovação de uma fazenda na Sicília, nas encostas do vulcão Etna. O projeto esforçou-se para respeitar a arquitetura existente, e ao mesmo tempo buscar uma imagem global. Diversas características da tradição local entram em jogo, criando muitos pontos de contato entre o velho e o novo: formas simples e alguns materiais interagem com o contexto histórico.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

O jardim

A linha principal do projeto paisagístico foi a inovação do jardim siciliano clássico, simplificando formas e reordenando as essências das plantas. O jardim existente, selvagem e desleixado, foi caracterizado como um único espaço numa inclinação constante e, portanto, pouco viável. Era necessário reordenar os elementos principais: as essências de plantas, as vias de ligação, os terraços horizontais e as áreas sombreadas.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A entrada principal - uma via pavimentada em pedra trabalhada à mão - retoma o terreno de um antigo caminho. Passando por ciprestes dois séculos de idade, ele orienta alguns terraços verdes - confinados por finas lâminas de aço corten - levando à nova varanda.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A varanda

A varanda - feita de perfis de aço e vidro - é um pequeno edifício estendendo uma antiga pedra de moinho, onde eles costumavam processar a uva: a adição interage com a alvenaria histórica graças à cor acastanhada do aço corten. O aspecto peculiar está no movimento de deslizamento do telhado que oferece espaços radicalmente variáveis, permitindo abrigo, luz solar e isolamento. Trata-se da capacidade de variar ou conectar-se à composição do edifício e seu caráter de acordo com a estação do ano ou o tempo. Durante o inverno, será possível fechar o edifício, graças à cinética da cobertura, as janelas de vidro e as paredes pivotantes. Durante o verão, toda a estrutura será aberta, banindo a separação entre interior e exterior.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A piscina

Antes de chegar à varanda, a via toca o último terraço, explicitamente diferente dos outros. Sua cor é clara - com lajes grandes e monolíticas de pedra branca - e abriga uma grande piscina "infinita", que produz um efeito visual agradável que se estende até sua borda desaparecer no horizonte.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

A casa

O projeto envolvia, também, a renovação de uma casa de 600 metros quadrados, distribuídos em três níveis: o porão apresentando a entrada e dormitórios adjacentes; o piso térreo, com as principais salas de estar; o primeiro andar caracterizado por um grande espaço aberto. Foi dada especial atenção à partição de espaço. O sistema estrutural consistia numa estrutura de alvenaria e, portanto, era caracterizado por grandes paredes internas varrendo o espaço. Os dormitórios eram pequenos e separados por portas estreitas.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

O conceito teve como objetivo criar um espaço grande e único, um núcleo para toda a casa. Assim foi concebida a ideia de suspender as abóbadas para liberar a área abaixo das divisórias internas. A intervenção, árdua e delicada, foi conseguida através da inserção de uma armação de aço, escondida sob o telhado e ligada às abóbadas por tirantes. O resultado é surpreendente: a grande lareira central está completamente suspensa, assim como os quatro arcos adjacentes.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore
Planta Baixa
Planta Baixa
© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Todas as paredes interiores são revestidas com cal natural, de uma forma irregular, segundo a tradição. As paredes não são pintadas para enfatizar a beleza e a autenticidade do material. No exterior são feitas por "cocciopesto" - uma espécie de gesso natural - com o intuito de preservar a caracterização histórica dada pelo tempo.

© Sebastiano Amore
© Sebastiano Amore

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Renovação Fazenda na Sicília / ACA Amore Campione Architettura" [Sicillian Farm Renovation / ACA Amore Campione Architettura] 08 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771484/renovacao-fazenda-na-sicilia-aca-amore-campione-architettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.