O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Interpretação
  4. Itália
  5. Zaha Hadid Architects
  6. 2015
  7. Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects

Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects

Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects
© inexhibit.com
© inexhibit.com

© Werner Huthmacher © inexhibit.com © Werner Huthmacher © Werner Huthmacher + 21

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Incorporado no cume do Monte Kronplatz, a 2.275 metros acima do nível do mar, no centro de um dos resorts de esqui mais populares do centro sul do Tirol, o Museu Messner da Montanha é rodeado pelos picos alpinos do Zillertal, Ortler e Dolomites. Fundado pelo renomado alpinista Reinhold Messner, o sexto e último dos Museus Messner explora as tradições, história e disciplina do montanhismo.

© inexhibit.com
© inexhibit.com

Messner, a primeira pessoa a escalar todas as 14 montanhas do mundo com mais de 8.000 metros, e o primeiro a chegar ao topo do Everest sem o auxílio de tanque de oxigênio, transmite sua visão para esse museu: "Kronplatz oferece vistas para além das fronteiras do sul do Tirol, e para todos os pontos da bússola: desde Lienz Dolomites no leste, Ortler no oeste, da geleira Marmolada no sul, até os Alpes Zillertal no norte. O museu é um espelho do local da minha infância - o Geislerspitzen, o apoio central do Heiligkreuzkofel (a subida mais difícil de toda a minha vida) e as montanhas congeladas de granito do Vale do Ahrn. Em Kronplatz apresento o desenvolvimento do montanhismo moderno e 250 anos de progresso no que diz respeito a equipamentos. Falo de triunfos e tragédias nos picos mais famosos do mundo - o Matterhorn, Cerro Torre, K2, e abordamos o alpinismo com a ajuda de relíquias, reflexões, obras de arte, sendo refletido como pano de fundo pela montanha Corones."

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Zaha Hadid explica o conceito do projeto: "A ideia é que os visitantes possam descer para a montanha e explorar suas cavernas e grutas, antes de emergir através da parede, do outro lado, para o terraço em balanço sobre o vale, com vistas panorâmicas impressionantes."

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Em 2003, o Concordia 2000 Peace Bell foi a primeira instalação cultural para congregar as instalações esportivas e recreativas no cume do Monte Kronplatz, incluindo instalações para asa-delta e parapente, os restaurantes Kron e Gipfel, uma réplica de um assentamento nativo americano, bem como as estações mais altas do teleférico Kronplatz 2000, dos trajetos Riscone / Reischach, Olang / Valdaora e Ruis / San Vigilio. O Museu da Montanha irá receber os visitantes durante todo o ano para explorar o mundo de Messner, onde a humanidade é empurrada para os seus limites, acrescentando uma nova instituição cultural e educacional para a região.

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Reinhold Messner, com sua visão para um museu submerso no pico do Monte Kronplatz, detalhou três locais muito específicos de onde o edifício deveria emergir: "No primeiro, uma janela com vista a sudoeste para o pico da montanha Peitlerkofel. No segundo, outra janela deveria olhar para o sul na direção do pico Heiligkreuzkofel e no terceiro, uma varanda deveria enfrentar o oeste para o Ortler e Tirol do Sul."

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Com a forma dos fragmentos de rocha e gelo da paisagem circundante, coberturas em concreto foram moldadas in-loco e ascendem a partir do solo para proteger a entrada do museu, exibindo janelas e terraço.

Corte
Corte

Refletindo as cores claras e tons dos picos de calcário irregulares do pico vizinho Dolomites, os painéis exteriores são formados a partir de um leve tom de concreto reforçado com fibra de vidro. Eles dobram-se para o interior do museu encontrando os painéis internos mais escuros que apresentam o brilho e a coloração do antracite encontrado abaixo da superfície.

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Uma série de escadas, como cachoeiras em um riacho da montanha, cascateia através do edifício conectando os espaços de exposição e descrevendo a circulação dos visitantes ao longo de três níveis. No nível mais baixo, os visitantes passam as janelas panorâmicas, enquanto atravessam as galerias e emergem no terraço que se projeta a 6 metros da lateral da montanha, oferecendo uma visão de 240 graus através dos Alpes.

Detalhes da Fachada
Detalhes da Fachada

Com 1.000 metros quadrados, o museu é organizado em vários níveis para reduzir sua presença. Durante a construção, 4.000 metros cúbicos de terra e rocha foram escavados e, em seguida, substituídos acima e em torno da estrutura finalizada - imergindo o museu no Monte Kronplatz e ajudando a manter a temperatura interna mais constante. As amplas esquadrias permitem que a luz natural possa penetrar profundamente dentro do museu, atraindo visitantes do interior às janelas panorâmicas, visualizando o terraço em balanço sobre o vale.

© inexhibit.com
© inexhibit.com

Construído em concreto armado, a estrutura do museu conta com paredes de 40 a 50 cm de espessura, enquanto sua cobertura, que suporta a carga da terra e rochas e incorpora o edifício na montanha, tem mais de 70 centímetros de espessura.

Planta Baixa - Subsolo 3
Planta Baixa - Subsolo 3

A maioria dos painéis exteriores e interiores do museu também foram concretados, com fôrmas de superfícies afuniladas utilizadas para gerar os picos e pilares dos painéis exteriores que transmitem as formações rochosas e o gelo da paisagem que se insere. Quase 400 painéis internos e externos foram pré-fabricados, com os elementos curvos mais complexos criados num processo de alto desempenho de pulverização de camadas de concreto e fibra em moldes de espuma esculpidos em CNC, através do modelo tridimensional do edifício.

© Werner Huthmacher
© Werner Huthmacher

Uma armação de perfis de aço com suportes reguláveis para compensar tolerâncias forma a subestrutura do museu. Contra-chapas para os suportes de conexão foram laminadas diretamente em cada painel durante o processo de pré-fabricação.

Detalhes do Terraço
Detalhes do Terraço

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Messner da Montanha Corones / Zaha Hadid Architects" [Messner Mountain Museum Corones / Zaha Hadid Architects] 07 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771470/museu-messner-mountain-museum-corones-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.