Casa EF / GBF Taller de Arquitectura

Casa EF / GBF Taller de Arquitectura

© Luis Gordoa© Luis Gordoa© Luis Gordoa© Luis Gordoa+ 32

Cuernavaca, México
  • Colaboradores:Efraín de la Cruz Villalba, Eric Pérez Navarro, Alberto Ayala Aranda, Miguel Alarcón Aviña, Laura Ortega Díaz, Karla Duran Montero
  • Construtora:Grupo AIC
  • Equipe:Sergio R. Salas, Francisco Ramírez Díaz, Pedro Estrada Herrera
  • Cidade:Cuernavaca
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na cidade de Cuernavaca, no México. A casa foi concebida como um espaço para o uso diário urbano para a vida familiar. Ela possui três dormitórios com suíte, sala de TV, sala de estar, cozinha, despensa, área de serviço, pátio e garagem para 2 carros.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O entorno urbano possui características semelhantes às da casa do projeto e por causa da topografia, também tem excelentes vistas para o sul da cidade de Cuernavaca e Temixco.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A localização da casa obedece a orientação norte-sul do terreno e permite boa iluminação e ventilação natural.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A topografia do terreno definiu em grande parte a distribuição dos espaços. Foi necessário fazer cortes no terreno para dar espaço para a garagem e para o jardim interno. O resultado foi que a casa parece grande, pois a fachada dispõe de três níveis, dando uma aparência externa maciça.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

Em seu interior, é diferente. A entrada de pé direito duplo domina visualmente o espaço, mas as áreas privadas da casa são aconchegantes e ideal para a escala do usuário.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Buscamos, com a orientação e posição das aberturas, obter a maior quantidade de luz solar nas áreas comuns da casa, o que fez com que estas grandes janelas dessem o caráter da fachada principal.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Utilizamos materiais aparentes e naturais, tanto dentro como fora de casa. as paredes de concreto aparente limitam o caminho de pedestres, gerando um sentimento de clausura, para expor posteriormente a casa em todas as suas dimensões.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A entrada é de concreto aparente com uma grande porta de madeira. Quando aberta, é possível ver uma parede divisória que proporciona calor para o espaço e cria um contraste claro para o resto da casa.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O piso preto e brilhante facilita o processo decorativo da casa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa EF / GBF Taller de Arquitectura" [Casa EF / GBF Taller de Arquitectura] 06 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771447/casa-ef-gbf-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.