Casa G / Esaú Acosta

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 2 de 38Casa G / Esaú Acosta - Imagem 3 de 38Casa G / Esaú Acosta - Imagem 4 de 38Casa G / Esaú Acosta - Imagem 5 de 38Casa G / Esaú Acosta - Mais Imagens+ 33

El Sauzal, Espanha
  • Arquitetos: Esaú Acosta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Colaboradores: Nieves Valle, Alba Balmaseda
  • Arquitetura Técnica: Carlos Alonso
  • Estrutura: Fhecor
  • Valor: 195.000€
  • Cidade: El Sauzal
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa G / Esaú Acosta - Imagem 7 de 38
Cortesia de Esau Acosta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em uma área de expansão descontrolada, composta por casas de diferentes tamanhos e idades. O terreno era em desafiador, estava entre os muros dos vizinhos e com 6,5 m de largura. O projeto tem como objetivo gerar espaços ricos, com elementos surpresas, combinando espaços simples que aumentem o repertório de experiências domésticas.

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 6 de 38
Cortesia de Esau Acosta

O terreno de 6,5 x 20 metros é esticado verticalmente, a fim de adicionar um nível extra no piso térreo, o elevando 1,80 m. Isso proporciona privacidade frente os pedestres no nível da rua.

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 13 de 38
Cortesia de Esau Acosta
Casa G / Esaú Acosta - Imagem 25 de 38
Planta - 1º Nível
Casa G / Esaú Acosta - Imagem 5 de 38
Cortesia de Esau Acosta
Casa G / Esaú Acosta - Imagem 26 de 38
Planta - 2º Nível

A casa está articulada em torno de dois pátios-programáticos, um interior e mais associado ao inverno (cozinha e sala de jantar); e o outro semi-exterior, associado ao verão. Este último elimina a presença direta de portas e janelas, transformando o acesso numa enorme varanda que facilita a transição entre exterior e interior.

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 10 de 38
Cortesia de Esau Acosta

A presença contínua dos pátios também é expressa em sua materialidade: um é feito de madeira, o outro de vidro e vegetação. A promessa hedonista de aumentar a percepção espacial da residência num pequeno terreno é produzida pelo jogo de empilhar e recuar três paralelepípedos com mesma largura, mas diferentes comprimentos. Assim, são resolvidos aspectos como a diferença de cotas entre a rua e a parte posterior do terreno, a entrada de luz direta ao "coração" da casa e aumenta-se a relação e uso do exterior.

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 31 de 38
Corte

Trata-se de uma construção realizada com materiais locais. O projeto usa a inércia térmica do concreto combinada com a calidez da madeira no pátio de inverno. Por outro lado, o pátio de verão traz os reflexos e leveza de seus vidros.

Casa G / Esaú Acosta - Imagem 8 de 38
Cortesia de Esau Acosta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa G / Esaú Acosta" [G House / Esaú Acosta] 06 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771435/casa-g-esau-acosta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.