Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 2 de 26Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 3 de 26Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 4 de 26Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 5 de 26Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Mais Imagens+ 21

Bourg-la-Reine, França
  • Equipe De Projeto: Pascale Guédot Architecte ; Loïc Levisalles, chef de projet ; Luca Antognoli, assistant ; FORR, Carolina Fois, paysagiste ; Speeg + Michel, concepteurs lumière ; Batiserf, BET structure ; Alto, BET fluides et HQE ; Ayda, acousticien ; Forgue, économiste ; CL Infra, BET VRD ; Global, OPC ; Ateliers 59, signalétique
  • Empresas: LBC, gros œuvre ; ERTCM, charpente; SMAC, couverture pierre ; FIC, façades vitrées ; DBPM, façades pierre ; SAM+, serrurerie ; BONNARDEL, menuiserie bois ; DBS, faux-plafonds ; TROUVE LECLAIRE, peinture ; GIACALONE, carrelage ; CDI, chape ; BALAS, CVC-ELEC ; ATV, VRD ; BOTANICA, plantations; VALBOIS, sol bois
  • Engenheiros: Batiserf
  • Cidade: Bourg-la-Reine
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 15 de 26
© Hervé Abbadie

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município escolheu um local estratégico para o projeto da midiateca: no centro da cidade, a poucos metros de distância da prefeitura e da igreja, e com o conservatório de música construído na década de 1990 logo do outro lado da rua.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 6 de 26
© Hervé Abbadie

Um edifício icônico, a nova midiateca é deliberadamente visível e identificável, ainda que se misture educadamente ao tecido urbano existente.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 11 de 26
© Hervé Abbadie

Respeitoso com os recuos, evita ofuscar a vizinhança. Contido ao sinalizar sua existência, evidencia-se, discretamente, com a aproximação ao edifício. Só então, o volume e a identidade arquitetônica podem ser melhores identificados. É um edifício que não tem medo de exprimir sua massa.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 2 de 26
© Hervé Abbadie

A fachada apresenta diversas dobras, cada faceta respondendo a um contexto específico e uma restrição particular.

Planta Baixa

No lado do Boulevard, o edifício abre-se amplamente para uma alameda e sua transparência permite antecipar uma profundidade importante. Dobrando-se ao longo da rua Bouvier, a fachada fecha-se firmemente deixando apenas duas aberturas para criar estímulos: um no térreo, semelhante a uma fratura, convida o visitante para o interior; o outro, muito grande, no segundo pavimento, sugere a presença de um espaço importante. Na parte de trás, no centro da quadra, a fachada vira-se e gira sobre seu ponto de ancoragem, uma esplêndida nogueira de 100 anos.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 12 de 26
© Hervé Abbadie

A cobertura, facetada também, tem sua altura definida de acordo com uma variação aberta: na periferia, está bloqueada discretamente pelos edifícios circundantes; no centro, maximiza as normativas, oferecendo o máximo de volume permitido.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 14 de 26
© Hervé Abbadie

O caráter monolítico da construção é reforçado pelo uso da pedra quartzo cinzenta, idêntica nas paredes e na cobertura.

Planta Baixa

Por trás de uma aparente simplicidade, as complexas proezas técnicas permanecem ocultas. Cada lado conta com um método construtivo específico. Para a fachada, a espessura da pedra é definida em 80 milímetros, variando em alturas e comprimentos.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 16 de 26
© Hervé Abbadie

Para a parte principal da cobertura, a pedra utilizada é mais fina, grampeada a uma subestrutura metálica. O declive é mais íngreme no lado do jardim para dar espaço aos galhos da nogueira. Lá, a cobertura é revestida com alvenaria de pedra em suportes de metal, uma tecnologia inovadora para a qual foi necessária uma certificação Atex.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 13 de 26
© Hervé Abbadie

O projeto apresenta uma função social importante, como local de reunião multiuso. "A midiateca Bourg la Reine representa uma nova tendência", explica Pascale Guédot, um dos arquitetos. "Entre o início da fase de criação e o início da construção, o volume do acervo diminuiu em 40%. Tivemos, portanto, que enfatizar na usabilidade do espaço, aumentando o número de assentos. "O check-in / check-out são automatizados, o que permite mais tempo empregado para o público. As necessidades e limitações ligadas às atividades da midiateca, sempre mutáveis, foram avaliados com cuidado, o que levou a uma organização clara e funcional do acervo. Um diálogo permanente com os comissários de construção permitiram uma planta baixa mais racional, e que as salas de leitura ocupassem os vastos "espaços abertos"

Corte

Uma vez no interior, o visitante descobre um volume generoso abrindo-se amplamente para o jardim. O interior e o exterior mesclam-se com um dos muros de pedra exteriores continuando internamente. Um banco de pedra é construído para criar um espaço de relaxamento ao redor do tronco da nogueira, desafiando a noção de limites. Terraços de madeira inclinam-se para a parede adjacente. Durante o verão, à sombra da nogueira, o jardim torna-se outra sala de leitura.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 3 de 26
© Hervé Abbadie

No piso térreo localiza-se o canto aberto das crianças, que dá boas vindas aos leitores. Não há pilares ou paredes no caminho do volume expandido. É dentro da espessura das paredes externas que as pequenas salas de leitura são locadas.

Detalhe

Uma escadaria larga, aberta para o ambiente, com iluminação zenital e revestida com a mesma pedra, confere à midiateca sua unidade, convidando o visitante para o segundo pavimento.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 4 de 26
© Hervé Abbadie

Lá, no alto da escada, o espaço principal de leitura é impressionante. O teto, com suas múltiplas facetas, segue diretamente a cobertura e atinge 7 metros na parte mais elevada. Para o Norte, onde o edifício se amplia, o pé-direito é elevado, para permitir a entrada de muita luz natural.

Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte - Imagem 8 de 26
© Hervé Abbadie

Publicado originalmente em 2 de julho de 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bourg-la-Reine, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Midiateca em Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte" [Media Library in Bourg-la-Reine / Pascale Guédot Architecte] 04 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771258/midiateca-em-bourg-la-reine-pascale-guedot-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.