O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Espanha
  5. RAS Arquitectura
  6. 2015
  7. Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura

© Jose Hevia © Jose Hevia © Jose Hevia © Jose Hevia + 23

  • Engenharia

    Marés Ingenieros
  • Estrutura

    Sustenta
© Jose Hevia
© Jose Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é realizado em um espaço subterrâneo perto do mar, com quase nenhuma iluminação exterior e sérios problemas de umidade. No entanto, o interior de um edifício simples de 55 m², apresentava um aspecto monumental, presidido por dois pilares octogonais de pedra a partir dos quais cúpulas e abóbadas subiam para cobrir o espaço e suportar o peso dos pavimentos superiores.

© Jose Hevia
© Jose Hevia

O cliente havia solicitado a criação de um espaço de planta livre. No entanto, essa monumentalidade, juntamente com a falta de luz natural e vista para o exterior, levou a uma outra proposta. O conceito do espaço único poderia ser mantido, mas com maior complexidade espacial, através da sobreposição de duas soluções: um espaço multiuso central e um perímetro de pequenos ambientes de uso designado (dormitório, closet, banheiro, depósito, cozinha e estúdio).

© Jose Hevia
© Jose Hevia

As paredes não chegam até o teto para que as abóbadas e cúpulas sejam contínuas e visíveis de qualquer lugar. Mas a partir do nível do solo, até o nível marcado por onde começam as cúpulas, a vista é parcialmente interrompida por divisórias, criando uma antecipação do que está além, do outro lado, e dando contorno ao mundo interior. A paleta de materiais é reduzida. Pisos e paredes são brancos para saltar e refletir cada feixe de luz que consegue entrar através das poucas aberturas.

© Jose Hevia
© Jose Hevia

A madeira laminada de pinus, em contraste com as superfícies existentes revestidas, destaca tudo o que resta no meio do espaço e está a espera da invasão de cores e texturas que virão com os futuros usuários.

Planta Baixa
Planta Baixa

A obra seguiu um ritmo lento. A falta de ventilação e de aberturas ao exterior provocavam um processo de secagem dos materiais mais demorado; foi necessário projetar e construir um solo elevado de várias camadas para assegurar sua impermeabilização e isolamento; foi implementado um sistema de piso radiante e de ventilação forçada conectada a uma máquina desumidificadora para controlar o nível de umidade interior.

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura, © Jose Hevia
© Jose Hevia

Gradualmente os materiais se secaram e ao finalizar a obra podemos comprovar que a luz natural entrava e criava um espaço muito agradável e confortável, sem rastros de umidade e que dava a impressão de uma área muito maior que os escassos 55 m².

Isométrica
Isométrica

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura" [Apartment Tibbaut / RAS Arquitectura] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771191/apartamento-tibbaut-ras-arquitectura> ISSN 0719-8906