Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura

  • Arquitetos: RAS Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 2 de 23Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 3 de 23Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 4 de 23Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 1 de 23Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Mais Imagens+ 18

  • Engenharia: Marcon Tedesco O'Neill Consulting Engineers
  • Estrutura: Sustenta
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 6 de 23
© Jose Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é realizado em um espaço subterrâneo perto do mar, com quase nenhuma iluminação exterior e sérios problemas de umidade. No entanto, o interior de um edifício simples de 55 m², apresentava um aspecto monumental, presidido por dois pilares octogonais de pedra a partir dos quais cúpulas e abóbadas subiam para cobrir o espaço e suportar o peso dos pavimentos superiores.

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 11 de 23
© Jose Hevia

O cliente havia solicitado a criação de um espaço de planta livre. No entanto, essa monumentalidade, juntamente com a falta de luz natural e vista para o exterior, levou a uma outra proposta. O conceito do espaço único poderia ser mantido, mas com maior complexidade espacial, através da sobreposição de duas soluções: um espaço multiuso central e um perímetro de pequenos ambientes de uso designado (dormitório, closet, banheiro, depósito, cozinha e estúdio).

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 4 de 23
© Jose Hevia

As paredes não chegam até o teto para que as abóbadas e cúpulas sejam contínuas e visíveis de qualquer lugar. Mas a partir do nível do solo, até o nível marcado por onde começam as cúpulas, a vista é parcialmente interrompida por divisórias, criando uma antecipação do que está além, do outro lado, e dando contorno ao mundo interior. A paleta de materiais é reduzida. Pisos e paredes são brancos para saltar e refletir cada feixe de luz que consegue entrar através das poucas aberturas.

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 2 de 23
© Jose Hevia

A madeira laminada de pinus, em contraste com as superfícies existentes revestidas, destaca tudo o que resta no meio do espaço e está a espera da invasão de cores e texturas que virão com os futuros usuários.

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 23 de 23
Planta Baixa

A obra seguiu um ritmo lento. A falta de ventilação e de aberturas ao exterior provocavam um processo de secagem dos materiais mais demorado; foi necessário projetar e construir um solo elevado de várias camadas para assegurar sua impermeabilização e isolamento; foi implementado um sistema de piso radiante e de ventilação forçada conectada a uma máquina desumidificadora para controlar o nível de umidade interior.

Gradualmente os materiais se secaram e ao finalizar a obra podemos comprovar que a luz natural entrava e criava um espaço muito agradável e confortável, sem rastros de umidade e que dava a impressão de uma área muito maior que os escassos 55 m².

Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura - Imagem 22 de 23
Isométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Tibbaut / RAS Arquitectura" [Apartment Tibbaut / RAS Arquitectura] 01 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771191/apartamento-tibbaut-ras-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.