O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. Equador
  5. ENSUSITIO Arquitectura
  6. 2014
  7. Centro de Interpretação do Cacau / Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura

Centro de Interpretação do Cacau / Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura

  • 09:00 - 12 Agosto, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Centro de Interpretação do Cacau / Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura
Centro de Interpretação do Cacau  /  Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura, © Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura © Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura © Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura © Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura + 18

  • Colaboração

    ENSUSITIO Arquitectura,Cynthia Ayarza, Lorena Rodriguez
  • Engenharia

    Patricio Cevallos
  • Chocolates Pacari

    Santiago Peralta, Carla Barboto, Gabriela Paredes
  • Sociólogo

    David Jara
  • Os voluntários da Universidade de Michigan

    Ana María Durán, Ellen Duff, Hillary Davlin, Victoria McGovern
  • Assessoria Técnica banheiro seco

    RED ECOSUR- Ing Paul Moreno
  • Presidente da Comunidade de Santa Rita

    Bolívar Alvarado
  • Decano FADA-PUCE

    Arq. Alexis Mosquera
  • Coordenação FADA – PUCE

    Arq. Miroslava Garzón
  • Transporte

    Pedro León, Guillermo Pacheco
  • Mais informações Menos informações
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

Comunidade Quichua Amazônica de Santa Rita (Equador)

O Centro de Interpretação Cacau é um espaço para a comunidade Kichwa de Santa Rita destinado a valorização, difusão e entendimento da sua cultura, tradições e especialmente dos processos do cacau desde seu cultivo até converter-se no melhor chocolate do mundo. No final de 2012, a empresa Chocolates Pacari sentiu a necessidade de aproximar o consumidor final do chocolate com sua origem, não como um ato comercial, mas sim para evidenciar os processos comunitários e artesanais que implica seu cultivo e manufatura. Este projeto nasce da colaboração da comunidade com a empresa de chocolates Pacari, com o Taller Con lo que Hay da PUCE-FADA e o escritório ENSUSITIO. 

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

“Con lo que hay” é um ateliê acadêmico de arquitetura dentro da FADA-PUCE Quito, para os níveis sete e oito, como uma possibilidade pré-profissional onde o estudante finalmente aplica seus conceitos acadêmicos junto ao trabalho social dentro de uma comunidade específica. O ateliê abrange desde o diagnóstico, análise, conceitualização, desenho e construção arquitetônica participativa, até a concepção e publicação de manuais para uso da população onde se está intervindo. 

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

O projeto é composto por três plataformas, as de acesso e recepção, onde a comunidade terá a possibilidade de mostrar e produzir seus artesanatos, a segunda existe para descobri a cultura culinária e consta de um fogão aberto compartilhado, onde que cada turista pode fazer seu próprio maito de chontacuro e carachama, prato tradicional local; e finalmente, a plataforma que mostra os processos do cacau, que contém um modelo da sua secagem, fermentação e torrefação, onde então, se terá a possibilidade de fazer o chocolate artesanal. 

Planta Plataforma
Planta Plataforma

Estes três espaços são abrigados por uma grande cobertura que deixa um espaço amplo, livre, como uma ágora e adequado para a comunidade e suas crianças, especialmente possam mostrar seus atos tradicionais, porém, mais importante do que isso, foi criar um espaço em que a comunidade possa se reunir, pois inesperadamente a infraestrutura tornou-se, por sua forma particular, um grande parque de diversões. Além disso, como um serviço adicional à comunidade e para conferir um nível de conforto ao turista, se constrói uma ponte de acesso que conecta povoados adjacentes com Santa Rita, e também se edifica um banheiro seco com desidratação por energia solar, que é a melhor opção para o local dado seu clima altamente úmido.

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

Toda esta infraestrutura é construída sob os princípios do ateliê "lo que hay", ou seja, materiais e sabedoria tradicional local, e as contribuições tecnológicas facilmente replicáveis para valorizar ainda mais o antigo, colocando-o em um contexto contemporâneo. Todas as estruturas estão situadas sobre pedras enormes encontradas no próprio local, desenvolvendo assim uma tecnologia simples e replicável que utiliza a pedra como cimento, criando a estrutura particular do projeto. Todo o resto é construído com tecnologia e material local; estrutura de bambu, amarrações com vime, cobertura de palha.

Corte Geral Plataformas
Corte Geral Plataformas

Pacari ativa o lugar com capacitações sobre o gerenciamento sustentável do cacau e o turismo comunitário e o ateliê contribuiu com uma publicação, um  manual, em que a comunidade pode se apoiar para replicar as tecnologias contemporâneas baseadas nos sistemas construtivos e materiais tradicionais que foram aplicados no projeto.

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

Empoderamento

Este projeto procura gerar redes de colaboração onde todos ganham, mas sem gerar dependências. É assim que cada ator teve ou tem seu papel importante dependente mas não indispensável. 

O importante destes processos é que já não somos projetistas partícipes diretos, mas assim, que a pedido da mesma comunidade somos assessores nos seus processos, desta maneira eles tomam poder de suas decisões, mas com um apoio técnico e responsável.

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

O legado, saber quando sair

A partir do final do ciclo acadêmico universitário, o “taller con lo que hay” continuou com o projeto, desta vez fiscalizando o desenvolvimento do mesmo pelo Ensustio Arquitectura, empoderando novamente o estudante. Dessa forma, o ateliê saiu do país para contar sua experiência na abertura do TAU (Ateliê de ativação urbana, San José de Costa Rica) desta maneira já não são somente receptores mas sim emissores de experiências. 

Hoje em dia, o projeto segue enriquecendo-se com cada visita de turistas e conhecedores dos processos do chocolate. É muito gratificante ver como a comunidade se apropria da infraestrutura conferindo-lhe usos necessários e específicos, fazendo com que ela cresça, mude e viva o que tenha para viver.

Enrique Villacís Tapia

© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura
© Taller Con Lo Que Hay /ENSUSITIO Arquitectura

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
ENSUSITIO Arquitectura
Escritório
Taller Con Lo Que Hay 4
Escritório
Cita: "Centro de Interpretação do Cacau / Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura" [Centro de Interpretacion del Cacao / Taller Con Lo Que Hay 4 + ENSUSITIO Arquitectura] 12 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770924/centro-de-interpretacao-do-cacau-taller-con-lo-que-hay-4-plus-ensusitio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.