Centro de Desenvolvimento Comunitário / OCA + BONINI

Centro de Desenvolvimento Comunitário / OCA + BONINI - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: BONINI, OCA; OCA, BONINI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Gestão Do Projeto Participativo: Comunidade 12 de Junio, TECHO PY, OCA.
  • Coordenação E Construção: OCA e Comunidad 12 de Junio.
  • Fiscalização: Comunidade 12 de Junio e BONINI.
  • Fundos: Comunidade 12 de Junio e TECHOpy
  • Cidade: Luque
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto participativo de um edifício comunitário multifuncional para desenvolvimento de assentamentos em situação de extrema pobreza abarca a perspectiva da solução de um problema que influi não somente uma pessoa ou família, mas um coletivo. Por isso, a ideia é reivindicar a ação conjunta humana, deixando o ego ou os interesses individuais de lado, para tratar o interesse geral como prioridade.

© Federico Cairoli

Nesse tipo de territórios urbanas a relação com o contexto tanto social, econômico e governamental é de marginalidade e exclusão. Na maioria dos casos tratam-se de terras ocupadas, ou às vezes doadas, mas sempre vazias, sem nenhum tipo de serviço básico. Isso determina que a conquista do desenvolvimento urbano do lugar deve começar por iniciativa dos moradores.

Planta Baixa

Uma das maiores dificuldades é a reduzida coesão social. A falta de permanência é grande, por múltiplos fatores, como a necessidade econômica, falta de resposta às necessidades básicas, exclusão social, manipulação, etc.

© Federico Cairoli

Esses projetos são de vital importância, já que buscam reverter a instabilidade social, econômica, urbana e política, de fomento e atenção organizada das necessidades comunitárias. Cria-se uma plataforma construída que sirva de articulador desde a escala intrapessoal, até intra-institucional, incentivando a formação e o bom uso das instituições, como principais representantes das pessoas da comunidade e, assim mesmo, das necessidades e soluções.

© Federico Cairoli

Essas plataformas construídas (edifícios) tem a intenção de conter espaços que respondam diretamente às necessidades (educativas, profissionais, de saúde, segurança, abrigo, lazer, etc.) primordiais da comunidade, germinando esperança e oferecendo ferramentas para o desenvolvimento. Dessa forma, convertem-se em ícones que geram uma identidade comunitária, promovendo o desenvolvimento do entorno, por meio do trabalho em conjunto para a construção desse edifício, disseminando novas técnicas de auto-construção que possam ser levadas às situações familiares individuais.

© Federico Cairoli

Do coletivo ao individual, não do individual ao coletivo.

© Federico Cairoli

A projeção social dessa pesquisa contempla a expansão da rede de centros de desenvolvimento comunitários (CDC) que buscam criar presença de organização e progresso nos locais mais vulneráveis, mas também fortalecer o trabalho dos municípios, e seus administradores públicos, que por falta de organização têm dificuldades de aproximação de sítios com essas características.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luque, Paraguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Centro de Desenvolvimento Comunitário / OCA + BONINI" [Centro de Desarrollo Comunitario / OCA + BONINI] 30 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770903/centro-de-desenvolvimento-comunitario-oca-plus-bonini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.