Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura

Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura - Mais Imagens+ 32

  • Equipe De Projeto: Sergio R. Salas, Francisco Ramírez Díaz, Pedro Estrada Herrera.
  • Colaboradores: Alberto Ayala Aranda, Eric Pérez Navarro, Efraín de la Cruz Villalba, Miguel Alarcón Aviña, Laura Ortega Díaz, Karla Duran Montero.
  • Construtora: Grupo AIC
  • Paisagismo: Tangerina Diseño, Erika Gadsden de la Peza
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza a pouco menos de 20 quilômetros da cidade de Cuernavaca, próxima à comunidade indígena de Xoxocotla, em um espaço absolutamente rural, rodeado por leitos de rios e canais. A residência é projetada como um espaço de descanso, sendo que o programa se limita a dormitórios e serviços básicos para uma família, e se complementa com a infraestrutura existente no lugar. 

© Luis Gordoa

A localização obedece os traços do edifício, as vistas e orientações, assim com a forte influência da vegetação e do vale que, como eixo estruturador do conjunto, cria um agradável microclima.

Planta Baixa

A residência RGT, integra um terreno pouco utilizado e enfatiza a vocação do lugar, um espaço de relaxamento e tranquilidade. Da mesma maneira, amplia a ocupação para os finais de semana e inaugura atividades com espaços multifuncionais segundo o horário e clima. 

© Luis Gordoa

O aspecto do projeto procura mimetizar a sua volumetria com o entorno, fazendo o uso de materiais da região, da generosa vegetação e da orientação. O volume provoca a integração exterior aos espaços interiores, seja através dos seus vãos ou através das entradas de luz e ventilação nos serviços. 

© Luis Gordoa

Anexado ao dormitório principal, está um terraço em balanço, que sugere uma absoluta privacidade, enquanto no extremo oposto, dentro do segundo espaço, está um loft com carácter lúdico que aumenta a capacidade de hospedagem dentro do módulo. 

© Luis Gordoa

As alturas nas fachadas, reflexo do programa interior, possuem um papel interessante volumétrico e climático pela localização e características. 

© Luis Gordoa

A materialidade utilizada neste projeto é uma eclética aposta fazendo uso de aço, alumínio, terra - produto das escavações - como colorante nas fachadas, OSB emoldurado nas soleiras que delimitam os espaços, assim como concreto aparente nas paredes e oxidados nos pisos. 

© Luis Gordoa

O conjunto se complementa com uma calçada de acesso de madeira - produto reciclado proveniente de uma fábrica de blocos de concreto muito próxima ao local - e com um espaço multifuncional para fogueiras e encontros. 

© Luis Gordoa

O paisagismo oferece um conceito de pouca manutenção, resgatando árvores endêmicas e combinando a aplicação de caminhos de cascalho, brita e folhagens com cores muito neutras.

© Luis Gordoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura" [Casa RGT / GBF Taller de Arquitectura] 27 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770852/residencia-rgt-gbf-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.