O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. GBF Taller de Arquitectura
  6. 2014
  7. Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura

Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura

  • 19:00 - 27 Julho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura
Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura, © Luis Gordoa
© Luis Gordoa

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa + 37

  • Equipe de Projeto

    Sergio R. Salas, Francisco Ramírez Díaz, Pedro Estrada Herrera.
  • Colaboradores

    Alberto Ayala Aranda, Eric Pérez Navarro, Efraín de la Cruz Villalba, Miguel Alarcón Aviña, Laura Ortega Díaz, Karla Duran Montero.
  • Construtora

    Grupo AIC
  • Paisagismo

    Tangerina Diseño, Erika Gadsden de la Peza
  • Mais informações Menos informações
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza a pouco menos de 20 quilômetros da cidade de Cuernavaca, próxima à comunidade indígena de Xoxocotla, em um espaço absolutamente rural, rodeado por leitos de rios e canais. A residência é projetada como um espaço de descanso, sendo que o programa se limita a dormitórios e serviços básicos para uma família, e se complementa com a infraestrutura existente no lugar. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A localização obedece os traços do edifício, as vistas e orientações, assim com a forte influência da vegetação e do vale que, como eixo estruturador do conjunto, cria um agradável microclima.

Planta Baixa
Planta Baixa

A residência RGT, integra um terreno pouco utilizado e enfatiza a vocação do lugar, um espaço de relaxamento e tranquilidade. Da mesma maneira, amplia a ocupação para os finais de semana e inaugura atividades com espaços multifuncionais segundo o horário e clima. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O aspecto do projeto procura mimetizar a sua volumetria com o entorno, fazendo o uso de materiais da região, da generosa vegetação e da orientação. O volume provoca a integração exterior aos espaços interiores, seja através dos seus vãos ou através das entradas de luz e ventilação nos serviços. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Anexado ao dormitório principal, está um terraço em balanço, que sugere uma absoluta privacidade, enquanto no extremo oposto, dentro do segundo espaço, está um loft com carácter lúdico que aumenta a capacidade de hospedagem dentro do módulo. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

As alturas nas fachadas, reflexo do programa interior, possuem um papel interessante volumétrico e climático pela localização e características. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

A materialidade utilizada neste projeto é uma eclética aposta fazendo uso de aço, alumínio, terra - produto das escavações - como colorante nas fachadas, OSB emoldurado nas soleiras que delimitam os espaços, assim como concreto aparente nas paredes e oxidados nos pisos. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O conjunto se complementa com uma calçada de acesso de madeira - produto reciclado proveniente de uma fábrica de blocos de concreto muito próxima ao local - e com um espaço multifuncional para fogueiras e encontros. 

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

O paisagismo oferece um conceito de pouca manutenção, resgatando árvores endêmicas e combinando a aplicação de caminhos de cascalho, brita e folhagens com cores muito neutras.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa
Cita: "Residência RGT / GBF Taller de Arquitectura" [Casa RGT / GBF Taller de Arquitectura] 27 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770852/residencia-rgt-gbf-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906