Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK

Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: Atelier BNK; Atelier BNK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Koji Sakai
© Koji Sakai

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por mais de 10000 anos no Japão, a cultura Jomon manteve uma sociedade espiritualmente rica. Era uma cultura sustentável caracterizada por sua proximidade com a natureza. Hoje, quando enfrentamos enormes problemas ambientais, a cultura Jomon está atraindo a atenção de todo o mundo como um modelo de sociedade que temos muito a aprender. Nosso projeto tem o objetivo de criar um espaço que reproduz a cultura Jomon.

© Koji Sakai

A linha base da planta é uma parede de 200 metros de comprimento, com uma grande curvatura, a qual gera uma barreira que divide o presente (a rodovia) com o período Jomon (o lugar Kakinoshima) e proporciona uma função principal ao terreno.

Planta - Inferior

As salas expositivas possuem particular importância no interior do centro cultural, e o ambiente térmico nestes ambientes se estabilizou ao envolvê-los num espaço de amortecimento. A representação espacial integra as salas de exposição com o terreno através de um corte transversal que guia o visitante a partir da entrada, no nível da rua, às salas de exposição no nível de Kakinoshima.

© Koji Sakai

O edifício foi revestido em concreto aparente, tanto por dentro como por fora. A suava superfície curva das paredes foram construídas mediante a fixação de tábuas de cedro de diferentes tamanhos, numa cofragem regular de 600 mm de largura. Com a veia da madeira transferida a sua superfície, o concreto mostra uma expressão texturizada.

© Koji Sakai

O trabalho manual que produz este efeito é particularmente apropriado neste projeto, casa das figuras de barro da cultura Jomon.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hakodate, Hokkaido, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK" [Hakodate Jomon Culture Center / Atelier BNK] 26 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770843/centro-cultural-hakodate-jomon-atelier-bnk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.