O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Japão
  5. Atelier BNK
  6. 2011
  7. Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK

Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK

Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK
Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK, © Koji Sakai
© Koji Sakai

© Koji Sakai © Koji Sakai © Koji Sakai © Koji Sakai + 12

© Koji Sakai
© Koji Sakai

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por mais de 10000 anos no Japão, a cultura Jomon manteve uma sociedade espiritualmente rica. Era uma cultura sustentável caracterizada por sua proximidade com a natureza. Hoje, quando enfrentamos enormes problemas ambientais, a cultura Jomon está atraindo a atenção de todo o mundo como um modelo de sociedade que temos muito a aprender. Nosso projeto tem o objetivo de criar um espaço que reproduz a cultura Jomon.

© Koji Sakai
© Koji Sakai

A linha base da planta é uma parede de 200 metros de comprimento, com uma grande curvatura, a qual gera uma barreira que divide o presente (a rodovia) com o período Jomon (o lugar Kakinoshima) e proporciona uma função principal ao terreno.

Planta - Inferior
Planta - Inferior

As salas expositivas possuem particular importância no interior do centro cultural, e o ambiente térmico nestes ambientes se estabilizou ao envolvê-los num espaço de amortecimento. A representação espacial integra as salas de exposição com o terreno através de um corte transversal que guia o visitante a partir da entrada, no nível da rua, às salas de exposição no nível de Kakinoshima.

© Koji Sakai
© Koji Sakai

O edifício foi revestido em concreto aparente, tanto por dentro como por fora. A suava superfície curva das paredes foram construídas mediante a fixação de tábuas de cedro de diferentes tamanhos, numa cofragem regular de 600 mm de largura. Com a veia da madeira transferida a sua superfície, o concreto mostra uma expressão texturizada.

© Koji Sakai
© Koji Sakai

O trabalho manual que produz este efeito é particularmente apropriado neste projeto, casa das figuras de barro da cultura Jomon.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Centro Cultural Hakodate Jomon / Atelier BNK" [Hakodate Jomon Culture Center / Atelier BNK] 26 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770843/centro-cultural-hakodate-jomon-atelier-bnk> ISSN 0719-8906