Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Fachada, CorrimãoEspaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Imagem 3 de 27Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Escada, CorrimãoEspaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Fachada, AidoEspaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Mais Imagens+ 22

  • Construtora: Hobrás
  • Grafites: Highgraff, Boleta, Mazu Prozak, Ninguém dorme, Milo Tchais e Luna Buschinelli
  • Cliente: Centro Comunitário e Creche Sinhazinha Meirelles
  • Autores: Anita Freire, Otávio Helena Sasseron, Carolina Sacconi
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Fachada
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Demandado pelo trabalho social de uma diretoria voluntária de escola pública, e construído pela doação de mão de obra e materiais de uma construtora, a proposta arquitetônica para o Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles procurou transformar as condições topográficas adversas do terreno, nos fundos de uma escola pública, e os poucos recursos, em espaços recreativos estratégicos e simbólicos através de elementos formais básicos, como as retas, os círculos, os quadrados e os retângulos, propiciando ambientes infantis lúdicos e simples, fundados na criatividade da cultura brasileira, que potencializa objetos e materiais cotidianos em ferramentas para a imaginação de infinitas possibilidades e sensações.

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Imagem 14 de 27
© Pedro Napolitano Prata

A dificuldade no acesso ao terreno e os poucos recursos disponíveis, guiaram a intervenção para o uso lúdico e criativo de poucos materiais, econômicos e tradicionais na construção civil, como o bloquete de concreto, o cimento queimado, as vigas e telhas metálicas, e principalmente, os blocos de concreto aparente, utilizados repetidamente de diferentes maneiras.

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Escada, Corrimão
© Pedro Napolitano Prata

O elemento principal desenha-se como uma risca na geografia, afim de organizar e caracterizar diferentes lugares. O muro dorsal do projeto qualifica de um lado um espaço mais intimista e estreito, e de outro um espaço mais aberto e amplo. Os blocos de concreto criam 'rendas' de luz e sombra, portas e janelas em diferentes alturas, enquadram fragmentos da paisagem na escala das crianças, protegendo-as de um talude abrupto, e oferecem um horizonte na cota do olhar para os adultos, caracterizando-se não como limite, mas como abrigo.

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Fachada, Aido
© Pedro Napolitano Prata

Nos extremos desta linha racional, dois círculos dialéticos contrapõem-se. De um lado a torre, pequena e alta, de outro o terreiro, grande e baixo. A torre localiza-se na ponta de uma ‘península’ alta, um lugar estratégico de vigia das brincadeiras para desbravar a vista, como em um baluarte de um forte português que lança diferentes olhares sobre a paisagem. Já o terreiro, circundado por uma pequena arquibancada ajustada ao terreno, é o espaço flexível para o inimaginável. No cotidiano oferece lugar à bolinha de gude, ao pião, às brincadeiras de roda e às contações de estórias, nos dias festivos é o lugar das fogueiras, das rodas, das danças e das apresentações, sempre beneficiado pela vista privilegiada.

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Jardim, Pátio, Aido
© Pedro Napolitano Prata

Ademais, uma cobertura longitudinal ao muro oferece às crianças sombra em dias de sol, e abrigo nos dias de chuva. Os blocos de concreto formam pequenos volumes de contenções de terra, de um lado as hortas, resguardadas do lado mais intimista do muro, e de outro pequenos patamares retangulares de brincar, com areia e saibro, abrigados pelas árvores existentes mantidas. Uma canaleta aberta, junta aos muros de limite do terreno, desenha o caminho de escoamento da água pluvial, de maneira agradável e didática.

Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta - Imagem 13 de 27
© Pedro Napolitano Prata

Por fim, os grafiteiros, desenharam narrativas ao longo do espaço. O Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles procurou se aproximar, ao contrário de uma objetividade funcionalista, do espaço abstrato da imaginação infantil.

Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua José Joaquim Seabra, 1245, Rio Pequeno, São Paulo, SP - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Lúdico Sinhazinha Meirelles / Grupo Fresta" 26 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770839/espaco-ludico-sinhazinha-meirelles-grupo-fresta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.