Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz

Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 2 de 25Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 3 de 25Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 4 de 25Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 5 de 25Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  196
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  REHAU
  • Autor: Rafael Lorentz
  • Projeto Estrutural: L2 Projetos Estruturais
  • Construtor: ICM Obras
  • Engenheiro Responsável Pela Obra: Ivo Malmann
  • Cobertura Verde: Ecotelhado
  • Esquadrias: Rehau
  • Piso E Forro: Barbieri Frames
  • Equipamentos Sanitários: Laufen
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 9 de 25
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a Casa HLM surge a partir do pedido de um cliente que pretendia construir uma espécie de retiro em uma região montanhosa do interior gaúcho, próximo à cidade de Santa Maria. A ideia era criar um lugar que permitisse um encontro profundo com a paisagem, ainda que próximo o suficiente da cidade para manter o cotidiano de trabalho. Desde o princípio, o desafio que encontramos foi como construir algo que pudesse se elevar na paisagem como se tivesse sempre pertencido àquele contexto. 

Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 7 de 25
© Marcelo Donadussi

A imagem de uma parede curva, percorrendo a topografia original, surge como ponto de referência, criando um espesso plano de concreto branco, o mais elementar possível. A partir daí, os espaços internos tomam forma, em duas alas principais divididas por um núcleo de serviços. A primeira dá forma ao dormitório, onde o espaço aberto recebe uma banheira de imersão e uma parede curva acomoda o espaço do banheiro. A segunda recebe os espaços de convívio, onde se pode sentar ao redor do fogo, encontrar amigos ao redor da mesa do jantar, cozinhar ou simplesmente desfrutar a beleza da vista para o vale que se abre a leste. As janelas amplas permitem que o exterior seja uma presença constante no dia a dia, e podem ser recolhidas para permitir a livre passagem de dentro para fora.

Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 19 de 25
© Marcelo Donadussi
Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 23 de 25
Planta Baixa
Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 2 de 25
© Marcelo Donadussi

O dormitório e o estar são conectados através de uma varanda linear que se projeta em direção ao vale. A estrutura da casa é conformada por suas paredes, feitas em concreto branco moldado in loco. A escolha foi feita procurando atender ao terreno, que demandava uma materialidade muito forte e radical. O interior recebe piso e forro de madeira natural. Externamente, uma escada helicoidal metálica conecta o pátio ao terraço, que recebe uma cobertura verde. Ali, uma camada constante de 18cm de água, abaixo da grama, ajuda a manter a temperatura da casa constante, evitando gastos de energia para refrigeração no verão e para calefação no inverno. Lá no topo pode-se encontrar um lugar tranquilo para ficar só e apenas aproveitar a paisagem, que se torna mágica a cada manhã com nascer do sol.

Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz - Imagem 4 de 25
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa para H / Atelier Kohlmann Lorentz" [House for H / Atelier Kohlmann Lorentz] 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770493/casa-hlm-boa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.