O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"

MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"

  • 10:00 - 17 Julho, 2015
MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"
MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô", Acervo Rosa Artigas
Acervo Rosa Artigas

A parceria realizada entre o Museu da Casa Brasileira e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, por ocasião da celebração do centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, apresenta duas mostras: um painel expositivo no MCB com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão junto com os netos e uma mostra na Biblioteca com ampliações e desenhos originais da mesma série. Ambas as apresentações foram selecionadas a partir da pesquisa feita por Michel Gorski e Sílvia Zatz para a publicação A mão livre do Vovô, obra destinada a pequenos leitores produzida pela Editora Terceiro Nome.

Com este resgate dos desenhos de Vilanova Artigas, vemos o arquiteto fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e figura central para o estabelecimento da prática profissional moderna surgir por um viés descontraído. Aqui, o avô com talento e domínio prático e expressivo do desenho, distraía seus netos. Brincavam juntos construindo máquinas, bichos, desenhando instrumentos musicais, recriando universos com o desenho livre; o mesmo meio que viabilizava tecnicamente suas obras e servia como reflexão profunda como desejo de criar um mundo melhor, fica aqui como memória, ao visitante, de seu mundo criado para divertir.

Atendendo aos pedidos dos netos, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas criava um mundo de imagens. Passando por máquinas, objetos e animais, ele enfrentava a folha em branco, como sempre fez na vida, criando um universo que associa tecnologia, anatomia e invenção. As imagens representam uma pequena porcentagem de um material riquíssimo, selecionado por Michel Gorski e Sílvia Zatz e organizado em forma de narrativa. Os desenhos, feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles inclusive com intervenções dos netos, revelam traços decididos dos quais transbordam histórias.

Acervo Rosa Artigas
Acervo Rosa Artigas

Carregado de poesia e sensibilidade, a publicação “A mão livre do Vovô”, que inspirou as exposições no MCB e na Biblioteca, conduz o leitor a uma viagem que pode não ter fim, repleta de curiosidade e prazer ao desvendar a relação amorosa entre adultos e crianças. Com texto de Michel e Silvia, acompanha a partida de um trem que percorre em linhas sinuosas as páginas do livro, dando o tom dessa divertida viagem. Na sequência da brincadeira inicial que apresenta diferentes tipos de avô – o engraçado, o que joga bola, mora junto, fica doente, conta história –, ao final os leitores são convidados a descrever seus próprios avôs, preenchendo vagões de trem com espaços em branco.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"" 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770380/mcb-promove-a-exposicao-vilanova-artigas-a-mao-livre-do-vovo> ISSN 0719-8906