O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. reyes ríos + larraín arquitectos
  6. 2013
  7. Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos

Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos

Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos
Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos, © Pim Schalkwijk
© Pim Schalkwijk

© Pim Schalkwijk © Pim Schalkwijk © Pim Schalkwijk © Pim Schalkwijk + 52

  • Colaboradores desenvolvimento de projeto

    Carlos Patrón Ibarra, Alejandro Carrillo Olguín
  • Jardinagem e Paisagismo

    Josefina Larraín Lagos
  • Consultoria em Geomancia e Feng Shui

    Alex Stark
  • Conceito do sistema construtivo-estrutural

    Salvador Reyes Ríos
  • Cálculo e Revisão Estrutural

    Enrique Colli, Xella Mexicana S.A. de C.V., José Manuel Castillo
  • Montagem da Estrutura

    Ricardo Zavala
  • Obra Civil

    Proyecciones Civiles S.A. de C.V.
  • Mais informações Menos informações
© Ignacio Rivero
© Ignacio Rivero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa unifamiliar de 500 m² em apenas um pavimento, localizada em um antigo bairro repleto de colinas no centro histórico de Mérida Yucatán. A casa está inserida em um lote de 2.000 m² com árvores endêmicas de grande tamanho , com mais de cinquenta anos de idade, localizados principalmente em seu perímetro com um grande valor agregado ao terreno.

O terreno se encontrava ocupado igualmente por uma casa dos anos 70, também de apenas um pavimento e tamanho similar. devido a seu baixo valor arquitetônico, aos danos importantes em sua estrutura, assim como sua péssima implantação e orientação de espaços, a casa teve que ser demolida.

Planta
Planta

Estructura Fachada Oeste Croquis Casa Fachada Norte + 52

A nova construção está desenhada seguindo as seguintes diretrizes:

- Construir uma casa térmica, transparente e leve, para favorecer amplas vistas ao próprio terreno, assim como conexões físicas graduais graduais com as árvores e o novo jardim criado como parte do conceito de habitar nesta casa.

- Propor um sistema construtivo que reduzisse ao mínimo possível a intervenção de pedreiros, favorecendo a construção pré-fabricada e minimizando os detalhes de acabamentos como atributos de uma obra incerta em um entorno cultural tecnologicamente muito atrasado.

© Tim Street Porter
© Tim Street Porter

Entre as referências que inspiraram os arquitetos, estão as obras de Craig Ellwood e Pierre Koening, assim como o programa das Case Study Houses, na Califórnia dos anos cinquenta. Neste caso e em clara referência com as obras citadas, foi considerado um grande desafio introduzir a componente de sustentabilidade e lidar com a aparente contradição entre a lógica de arquitetura de máxima transparência e leveza e mínima massa térmica e mínimo ganho de calor em um terreno localizado em um clima quente, alta umidade e risco de furacões.

Estructura
Estructura

Como resposta, conceitualizamos e desenvolvemos em conjunto com os engenheiros estruturais e a empresa provedora de material térmico selecionado, um sistema construtivo híbrido que mescla elementos portantes de metal e concreto celular. A justaposição das propriedades de ambos materiais permitiu criar uma estrutura de alto desempenho cujos elementos alcançam praticamente sua mínima secção possível.

O sistema de construção alcançado permite a utilização de elementos estruturais básicos como perfis tubulares quadrados de aço de 2,5 polegadas e vigas IPR de apenas 8 polegadas para colunas e travas de de borda, respectivamente, capazes de serem acopladas a blocos de 12,5 cm de espessura em paredes rígidas e painéis de 15 cm para lajes que cobrem vãos de 4,8 metros. 

© Ignacio Rivero
© Ignacio Rivero

© Ignacio Rivero © Ignacio Rivero © Ignacio Rivero © Ignacio Rivero + 52

O módulo do projeto parte do máximo aproveitamento de ambos os materiais em suas medidas comerciais, que determinou essencialmente a escala e proporções da arquitetura: alturas de pé direito de 3 metros e dimensões de espaços múltiplos de 1,2 metros. O programa da casa inclui três quartos com seus respectivos banheiros; cozinha-sala de estar-sala de jantar-varanda em apenas um volume transparente, um estúdio com banheiro anexo que serve para visitas e uso da piscina; área de serviços e garagem para três automóveis.

Separado do volume principal da casa, o programa ainda inclui um "pavilhão de hóspedes", construção térrea de 48 m², concebido como um ensaio de projeto de habitação mínima de alta eficiência. Esta construção conta com terraço, sala de jantar e estar, cozinha e banheiro completo e um quarto de 17 m².

Croquis Pabellón
Croquis Pabellón

A arquitetura é definida pela congruência entre a lógica racional de uso dos materiais e a tectônica plástica que o sistema construtivo foi nos revelando como oportunidades de desenho. A partir disto, foram elaborados espaços em relação a diferentes camadas de proteção: afastados do solo em pilares isolados e pisos ventilados, balanços que são circulações e transições de luz e temperatura, painéis pivotantes e de correr de metal e bambu proveniente da região.

© Tim Street Porter
© Tim Street Porter

Estas estratégias permitem neste caso, habitar confortavelmente uma ampla caixa de vidro em um clima árido e de luminosidade extrema sem recorrer à climatização artificial. O estudo das propriedades dos materiais permitiu criar um sistema construtivo inovador à um custo acessível, que entre seus atributos, permite unir concreto celular com a camada de estuque a base da resina da árvore de Chukum, técnica ancestral que o arquiteto Salvador Reyes redescobriu e reinventou em 1996, convertendo-se desde então em um legado para a arquitetura contemporânea de Yucatán.

© Pim Schalkwijk
© Pim Schalkwijk

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
reyes ríos + larraín arquitectos
Escritório
Cita: "Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos" [Casa Itzimná / reyesrios+larraín arquitectos] 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770345/casa-itzimna-reyes-rios-plus-larrain-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.