Casa GB / emA Arquitectos

Casa GB / emA Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Quintero, Chile
  • Arquitetos: emA Arquitectos; emA Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  223
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
© Marcelo Cáceres

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após projetar uma série de casas que serviriam de segunda residência, desenvolvemos - sob o mesmo sistema estrutural - uma casa destinada à residência permanente, o que nos permitiu avaliar os tempos de execução associados à um maior requerimento do programa, em número e metragem dos ambientes. Além disso, devíamos incorporar um pequeno escritório com acesso independente como havia pedido o proprietário, uma vez que faria parte de seu trabalho em casa.

O projeto nasceu assim que os proprietários tomaram a decisão de deixar a cidade de Santiago para se transferir para o litoral, buscando uma melhor qualidade de vida. Para isso, queriam se estabelecer em um lugar tranquilo que permitisse estar em um entorno natural, fora da cidade, mas à uma distância suficiente para se locomover em pouco tempo, uma vez que a cidade de Cocón seria o lugar de trabalho de um deles e onde estaria o colégio de seus filhos.

Planta Térreo

O setor eleito foi Mantagua, à uma distância de 8 km da cidade. O loteamento está localizado em uma área de colinas, muito próximo das zonas úmidas de Mantagua e das dunas de Ritoque, ambas áreas protegidas e que permitem várias atividades ao ar livre como caiaque, observação de pássaros e caminhadas pelas dunas que vão até a praia de Ritoque.

© Marcelo Cáceres

A casa está localizada em um terreno perimetral do loteamento, em direção à uma área inclinada, que permite se distanciar de outras construções e assim estender as vistas em direção ao mar e às dunas.

Corte 1

A implantação da casa, juntamente com a distribuição dos ambientes, permite que a área social se localize em um limite com o início da maior inclinação, onde as copas das árvores fazem fronteira com uma grande varanda em balanço para sul. Dois volumes compõem a casa. O principal reúne quase a totalidade dos ambientes, e o segundo volume, menor e perpendicular ao principal acolhe as áreas de estar, sala de jantar e a zona de varanda que destacam as vistas em direção ao mar e às dunas.

© Marcelo Cáceres

Os revestimentos externos são escuros, como madeira pintada de preto e as placas de ferro oxidado no primeiro pavimento; que contrastam com os interiores, todos em tons claros.

Trata-se de uma residência permanente, menos formal e com um entorno privilegiado.

© Marcelo Cáceres

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa GB / emA Arquitectos" [Casa GB / emA Arquitectos] 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770306/casa-gb-ema-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.