O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restauração
  4. Chile
  5. Teodoro Fernández Arquitectos
  6. 2014
  7. Palácio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Palácio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos

Palácio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos
Palácio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos, © Felipe Lavín
© Felipe Lavín

© Felipe Lavín via Teodoro Fernández Arquitectos © Felipe Lavín © Felipe Lavín + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Exequiel Fontecilla, Pirque, Pirque, Região Metropolitana, Chile
  • Arquiteto Responsável

    Teodoro Fernández Larrañaga
  • Colaboradores

    Christopher Dyer Vicuña
  • Área

    1922.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Cálculos Estruturais

    Antonio Ramírez Urra, ARU
  • Construção

    Pilar Vetterlein Perona
  • Interiores

    Santiago Valdés
  • Projeto Acústico

    Verónica Wulf
  • Análise Bioclimática

    Waldo Bustamante, Felipe Encinas
  • Condicionamento de ar

    Gustavo Concha
  • Luminotécnico

    Oriana Ponzini, María José Sánchez
  • Projeto Elétrico

    Mauricio Camus, Proingel
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reconstrução, restauro e aprimoramento de um edifício com interesse cultural para a Região Metropolitana de Santiago.

Courtesy of Arturo Lyon
Courtesy of Arturo Lyon

O Palácio “Las Majadas” é uma construção erguida em 1905 para ser o lar da Família Subercaseaux Browne. O edifício, projetado pelo arquiteto Alberto Cruz Montt, está localizado em uma área agricultora ao sul de Santiago. Ao redor do Palácio, foi criado um parque baseado em paisagismo de Guillermo Renner.

via Teodoro Fernández Arquitectos
via Teodoro Fernández Arquitectos

O desenvolvimento de um projeto de restauração tem como objetivo principal adaptar o edifício para os novos usos público e de encontros, além de garantir sua preservação para o futuro.

© Felipe Lavín
© Felipe Lavín

As obras de preservação do edifício são divididas em duas fases: antes do terremoto de 17 de fevereiro de 2010, e após este evento. Na primeira fase, um estudo da estrutura do edifício que consiste em divisórias de madeira e paredes de tijolos revelaram diferentes estados de deterioramento, As fundações e o primeiro pavimento estavam em bom estado, o segundo pavimento foi moderadamente deteriorado e a estrutura do terceiro pavimento foi deteriorada de maneira mais grave. Uma análise da estrutura foi elaborada pelo engenheiro estrutural Santiago Arias, que emitiu um relatório com detalhes do dano esperado que o edifício sofreria dentro de uma gama de intensidades sísmicas, indicando que um terremoto de magnitude 9.0 na escala Richter causaria "colapso parcial dos elementos estruturais" sob qual circunstância o edifício "seria demolido se estudos técnicos e econômicos o aconselhassem a fazê-lo".

© Felipe Lavín
© Felipe Lavín

Em 2009, um plano de reforço estrutural foi iniciado, que incluía o reforço das paredes de alvenaria com a inserção de pilares e vigas de concreto, além do reforço da estrutura do piso de madeira. As obras começaram com a execução da plano, iniciando com com a viga de ligação no topo das paredes externas do edifício, que estava apenas parcialmente executadas até fevereiro de 2010.

Planta Baixa
Planta Baixa

Os danos ao Palácio como consequência do terremoto foi monitorado pelo engenheiro Santiago Arias. O relatório emitido por Gregorio Rosenblitt atesta que tais danos se enquadram, mesmo em detalhes, na análise prévia feita por Arias. Embora o dano tenha sido severo, foi minimizado pelas obras de reforços parcialmente concluídas, sem as quais ocorreria um colapso total da estrutura.

Implantação
Implantação

Por motivos de segurança, a torre sul e a parede leste do hall principal tiveram que ser completamente demolidos, operação realizada com cuidado excepcional devido ao peso e à instabilidade da estrutura.

Com o objetivo de adaptar o edifício ao seu novo uso, um programa foi determinado com os ambientes que se sobrepunham exatamente ao layout original da estrutura portante do edifício. Graças ao alto nível de dano que o edifício sofreu, uma nova estratégia de reforço foi adotada, que incluiu o reforço das paredes do perímetro com a construção de uma parede de concreto em seu lado interno, as paredes transversais foram reconstruídas a partir do zero e as vigas de madeira do piso foram substituídas por vigas de concreto. Todas as divisórias em madeira dos interiores também foram substituídas.

© Felipe Lavín
© Felipe Lavín

Assim, o palácio inclui um pavimento subterrâneo completamente novo, construído nas fundações originais do edifício, e abriga os serviços gerais, serviços para visitantes e ainda um bar informal. No pavimento de entrada, um novo acesso foi criado na fachada principal, um novo hall de entrada e sistema de circulação vertical, além de uma sala lounge ao norte e um café ao sul. O segundo pavimento possui três ambientes principais, sendo que o maior deles é uma sala para realização de conferências e seminários com capacidade para 52 lugares. No terceiro pavimento, a cobertura e sua estrutura tiveram que ser completamente refeitos, substituindo a estrutura de madeira original com vigas de aço, e incluído um sistema de isolamento térmico eficiente e novas aberturas para as janelas baseadas nas originais para abrigar uma grande sala para seminários, oficinas e atividades diversas.

© Felipe Lavín
© Felipe Lavín

As obras executadas no edifício principal são completadas com a restauração e aprimoramento dos terraços originais ao norte, oeste e sul, juntamente com os novos terraços para o acesso principal à leste. Assim, o palácio hoje está claramente posicionado como elemento central dentro da área do parque.

© Felipe Lavín
© Felipe Lavín

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Palácio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos" [Palacio Las Majadas de Pirque / Teodoro Fernández Arquitectos] 18 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770304/palacio-las-majadas-de-pirque-teodoro-fernandez-arquitectos> ISSN 0719-8906