Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 2 de 20Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 7 de 20Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 8 de 20Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 3 de 20Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Mais Imagens+ 15

Milão, Itália
  • Arquitetos: Studio Mosae
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  986
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filippo Poli
  • Autor Do Projeto: Klaus Scalet
  • Equipe De Projeto: Luisa Basiricò, Michele Maddalo, Dario Pellizzari, Klaus Scalet
  • Gráficos: Lascia La Scia
  • Projeto Lumínico: Ferrara Palladino
  • Iluminação: Erco
  • Obras: Klaus Scalet
  • Instalações: Michele Maddalo
  • Gestão De Obra: Dario Pellizzari
  • Safety Coordinator (Design Stage): Luisa Basiricò
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 3 de 20
© Filippo Poli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A "Madonnina" apresenta, na Expo Milão deste ano, a história secular da construção do Duomo, uma das maiores catedrais góticas da Europa, patrimônio da humanidade e símbolo da devoção e do comprometimento cristão. Não apenas um símbolo cristão, mas também um símbolo laico para toda Milão, representando todas as culturas que ajudaram a construir a cidade.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 9 de 20
© Filippo Poli

Através do uso do mármore de candoglia - a típica pedra branca com estrias rosadas originária de Val d’Ossola, que é o principal material usado na Catedral de Milão - e da metáfora da parede de água - que se refere à água dos "navigli", os canais por onde o mármore era transportado -, o pavilhão busca ser a expressão de três mundos que contam um pouco da história de nossa cidade:

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 5 de 20
© Filippo Poli

Catedral - Milão - Praça

Veneranda fabbrica del Duomo di Milano participa da Expo 2015 com uma cópia da famosa figura no centro do pavilhão, e, idealmente, no centro do mundo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de admirar de perto um dos mais importantes símbolos da cidade.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 7 de 20
© Filippo Poli

Veneranda Fabbrica del Duomo di Milano é a histórica organização responsável pela preservação e restauração da Catedral. Fundada em 1387 por Gian Galeazzo Visconti, então Duque da cidade, para projetar e construir a Catedral, a organização vem atuando há mais de seiscentos anos para garantir a preservação do Duomo, salvaguardando e proporcionando serviços para as atividades religiosas da Catedral e promovendo o extraordinário patrimônio artístico, cultural e histórico que pertence ao e é expressado pelo símbolo de Milão.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 16 de 20
Planta do térreo

O espaço dedicado ao pavilhão da VFD é composto por dois "episódios": o primeiro enxerga o decumanus como uma praça e quer reviver a cobertura da catedral, apresentando no topo uma reprodução da "Madonnina" na escala 1:1; o segundo consiste em um pequeno pavilhão de um pavimento onde a exposição temática acontece.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 13 de 20
© Filippo Poli

A temática do mármore é tratada a partir da perspectiva da matéria prima que é extraída da pedreira, transformada e transportada através dos "navigli" até Milão, onde é posteriormente convertida por artesãos em pináculos, esculturas e colunas. No lado direito encontram-se quatro grandes blocos de mármore Candoglia e no lado esquerdo quatro conjuntos compostos por pináculos, partes de arcos e capitéis cuidadosamente escavados, produzidos entre os séculos XVI e XIX.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 15 de 20
© Filippo Poli

No centro vemos a subida em direção à "Madonnina" de 4,16 metros de altura, feita de bronze e coberta com folhas de ouro. Subindo, vemos sete séculos de história da VFD gravados em concreto, assim como se fosse no mármore.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 19 de 20
Corte

O segundo volume age como um complemento do pavilhão e se localiza atrás da praça. Trata-se de um volume muito neutro e limpo que procura desaparecer, mas onde encontramos duas exposições fotográficas que contam a história do nascimento da "Madonnina" localizada no Duome e a história da cópia que pode ser vista na Expo.

Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae  - Imagem 2 de 20
© Filippo Poli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Expo Milão 2015: Pavilhão Duomo / Studio Mosae " [Dome Pavilion Milan Expo 2015 / Studio Mosae] 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770255/expo-milao-2015-pavilhao-duomo-studio-mosae> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.