O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Albergues
  4. Brasil
  5. IR arquitectura
  6. 2013
  7. Albergue e Centro de Capacitação / IR arquitectura

Albergue e Centro de Capacitação / IR arquitectura

Albergue e Centro de Capacitação / IR arquitectura
Albergue e Centro de Capacitação / IR arquitectura, © Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

© Marcos Altgelt © Marcos Altgelt © Marcos Altgelt © Marcos Altgelt + 17

  • Equipe de Projeto

    Luciano Intile, Andres Rogers, Marcos Altgelt, Nicole Waimblum
  • Projeto Estrutural

    CMAR construções
  • Projeto de Gestão de Energia

    IR arquitectura
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localiza-se num vale conformado pelos morros que dão nome à ilha. No centro da mesma, onde o turismo vertiginoso não chega, a selva aflora e convida que seja habitada de um modo distinto. Esse contexto estabelece premissas e registra, em sua relação com o programa pretendido, uma série de oportunidades

© Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

Pode um albergue funcionar como tal e, por sua vez, propor um marco pedagógico? Quais seriam as formas de simbiose de programa, terreno, turismo, conjuntura social e econômica?

© Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

O projeto busca explorar esse enquadramento atingindo um baixo impacto em termos ambientais. Nessa direção, a primeira revisão tem a ver com determinar a paleta de elementos mínimos e indispensáveis para habitar o local, do que se segue, por condições climáticas e pretensões do próprio projeto, a possibilidade de prescindir de fechamentos estanques, portas de acesso e, inclusive, hierarquias programáticas.

Detalhe
Detalhe

Como estratégia territorial desenvolvem-se dois tipos de módulos espaciais de dimensões distintas, mas com um mesmo critério construtivo. A disposição das partes responde à detecção das clareiras naturais da floresta. O módulo de dimensões mínimas, de 3,20 m x 3,20 m, responde aos programas de menores demandas de áreas, como quartos privados, sanitários e serviços gerais. Os de maior envergadura, de 6,40 m x 6,40 m, abrigam usos comuns: refeitório, salão de usos múltiplos e albergue. A relação entre partes estará determinada pela experiência do usuário sobre o meio natural, evitando acondicionar de modo algum as linhas de conexão entre os nós.

© Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

Se medirmos a pegada de carbono de uma obra, um fator determinante na quantidade final é a procedência dos materiais e os processos de construção dos mesmos. Para diminuir esse impacto a quase zero, os módulos foram projetados para serem construídos majoritariamente em bambu Guadua. Sendo que uma das maiores plantações dessa espécie na América Latina fica a poucos quilômetros da ilha, essa decisão proporcionou uma oportunidade adicional. A construção com materiais desse tipo, surpreendentemente, não é comum na ilha, simplesmente porque a mão de obra não está habituada de fazê-la. Do mesmo modo, a utilização de tetos verdes e sistemas de gestão de energias com técnicas simples e baratas não são de conhecimento comum. Esses conhecimentos poderiam representar uma opção altamente econômica e eficaz de construção de habitações para os habitantes locais.

© Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

Esse marco descrito nos levou a desenvolver um "projeto de execução do projeto". Uma implantação em etapas na qual foram engajados especialistas comandando equipes de moradores locais e a realização de oficinas de capacitação para a construção de biodigestores, sistemas de fitorremediação e aquecimento solar térmico. Somados a um plano de coleta de óleos de cozinha para seu posterior tratamento no terreno, produção de glicerina e biocombustível; e um circuito sólido de produção e consumo de alimentos representaram para toda a ilha um teste de caso em termos de reformulação das formas de intercâmbio econômico, ambiental e educativo.

© Marcos Altgelt
© Marcos Altgelt

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
IR arquitectura
Escritório
Cita: "Albergue e Centro de Capacitação / IR arquitectura" [Hostal y Centro de Capacitación / IR arquitectura] 18 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770241/albergue-e-centro-de-capacitacao-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.