O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Arábia Saudita
  5. HOK
  6. 2014
  7. Mesquita KAPSARC / HOK

Mesquita KAPSARC / HOK

  • 17:00 - 14 Julho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Mesquita KAPSARC / HOK
Mesquita KAPSARC / HOK, © Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

© Abdulrahman Alolyan © Abdulrahman Alolyan © Abdulrahman Alolyan © Abdulrahman Alolyan + 17

© Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro espiritual do Complexo de Pequisa e Estudos King Abdullah Petroleum (KAPSARC) é uma mesquita inserida dentro de um parque linear, no centro do terreno. A construção é altamente visível desde qualquer lugar da comunidade. O santuário é acessado através de pátios ao ar livre alinhados com Meca e Kaaba, os lugares mais sagrados do islã. 

© Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

A sala de oração está situada em um espelho d´água e é acessada através de pontes de vidro que levam até suas entradas. Esta procissão representa a transição de deixar o mundo profano para entrar no reino sagrado. O espelho d'água brilha a noite, criando uma ilusão de que todo o edifício está flutuando sobre a água. A cada lado da sala de oração, paredes curvas contam com funções de apoio, incluindo espaços de ablução e a sala do imã. 

Planta Baixa
Planta Baixa

A sala de oração principal está desenhada como um cubo revestido em uma dinâmica pele em camadas. A camada mais externa é o vidro e está separada de uma camada interior de pedra e concreto. O minarete de 115 metros de altura, está desenhado para complementar a mesquita com padrões similares de revestimentos em pedra e aberturas. 

© Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

Os exteriores de ambas estruturas estão desenhados para representar uma visão abstrata do modelo árabe tradicional e criar uma experiência em constante mudança de luzes e sombras. Durante o dia, o jogo das sombras dos complexos padrões no percurso de vidro atravessam a fachada de pedra interior. Contrastes similares de luz e sombra animam também o interior da mesquita.

Corte
Corte

Durante a noite, a caixa de vidro converte-se em uma lanterna na paisagem, pontilhada por luzes. Pingentes quadrados estão dispostos em uma malha e suspensos por cabos para iluminar o interior. 

© Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

A sala de oração principal possui uma capacidade para 200 homens, enquanto o mezanino acomoda 100 mulheres. Envolvendo suas paredes e o teto está uma interpretação moderna dos tradicionais muxarabis árabes, mashrabiya, que são iluminados através da luz natural vinda das janelas e claraboias. Figuras sobrepostas dão vida às paredes, enquanto o teto conta com um desenho mais tradicional.  

© Abdulrahman Alolyan
© Abdulrahman Alolyan

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
HOK
Escritório
Cita: "Mesquita KAPSARC / HOK" [KAPSARC Mosque / HOK] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770185/mesquita-kapsarc-hok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.