Mesquita KAPSARC / HOK

Mesquita KAPSARC / HOK - Mais Imagens+ 12

© Abdulrahman Alolyan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro espiritual do Complexo de Pequisa e Estudos King Abdullah Petroleum (KAPSARC) é uma mesquita inserida dentro de um parque linear, no centro do terreno. A construção é altamente visível desde qualquer lugar da comunidade. O santuário é acessado através de pátios ao ar livre alinhados com Meca e Kaaba, os lugares mais sagrados do islã. 

© Abdulrahman Alolyan

A sala de oração está situada em um espelho d´água e é acessada através de pontes de vidro que levam até suas entradas. Esta procissão representa a transição de deixar o mundo profano para entrar no reino sagrado. O espelho d'água brilha a noite, criando uma ilusão de que todo o edifício está flutuando sobre a água. A cada lado da sala de oração, paredes curvas contam com funções de apoio, incluindo espaços de ablução e a sala do imã. 

Planta Baixa

A sala de oração principal está desenhada como um cubo revestido em uma dinâmica pele em camadas. A camada mais externa é o vidro e está separada de uma camada interior de pedra e concreto. O minarete de 115 metros de altura, está desenhado para complementar a mesquita com padrões similares de revestimentos em pedra e aberturas. 

© Abdulrahman Alolyan

Os exteriores de ambas estruturas estão desenhados para representar uma visão abstrata do modelo árabe tradicional e criar uma experiência em constante mudança de luzes e sombras. Durante o dia, o jogo das sombras dos complexos padrões no percurso de vidro atravessam a fachada de pedra interior. Contrastes similares de luz e sombra animam também o interior da mesquita.

Corte

Durante a noite, a caixa de vidro converte-se em uma lanterna na paisagem, pontilhada por luzes. Pingentes quadrados estão dispostos em uma malha e suspensos por cabos para iluminar o interior. 

© Abdulrahman Alolyan

A sala de oração principal possui uma capacidade para 200 homens, enquanto o mezanino acomoda 100 mulheres. Envolvendo suas paredes e o teto está uma interpretação moderna dos tradicionais muxarabis árabes, mashrabiya, que são iluminados através da luz natural vinda das janelas e claraboias. Figuras sobrepostas dão vida às paredes, enquanto o teto conta com um desenho mais tradicional.  

© Abdulrahman Alolyan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Riyadh Arábia Saudita

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Mesquita KAPSARC / HOK" [KAPSARC Mosque / HOK] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770185/mesquita-kapsarc-hok> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.