Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, que acontece de 20 a 26 de julho no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), incentivará o desenvolvimento de novas soluções para a cidade. Os participantes terão 4 dias de workshop para produzir propostas, com o objetivo de estimular a participação ativa de arquitetos, urbanistas e designers no redesenho da cidade. Os projetos serão julgados e os melhores, além de receberem prêmios, serão enviados à prefeitura do Rio.

A partir do tema central O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, os Workshops se dirigem a cinco subtemas: Patrimônio Arquitetônico, Soluções Efêmeras, Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, Mobilidade Urbana e Desigualdade Social. Os participantes devem escolher um dos subtemas e trabalhar individualmente ou em grupos de até 5 pessoas.

Norteados pela legenda “Observe, Aprenda, Produza”, os workshops contam com a participação de profissionais convidados, que compartilharão suas experiências durante a manhã, enquanto a tarde será usada para aplicar os conhecimentos na prática. Os Talkers ficarão disponíveis após suas apresentações para ampliar reflexões, aconselhar e orientar.

Cortesia de Fórum Rio Academy

O primeiro dia de workshop recebe o Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, falando sobre Patrimônio Arquitetônico; além do grupo RUA Arquitetos, que debate Soluções Efêmeras.

No segundo dia, o arquiteto Jorge Mario Jáuregui, responsável pela urbanização de mais de 15 favelas em diferentes locais da cidade, discute o Urbanismo Espontâneo. Clóvis Cunha, que participa de vários projetos na área de transporte, tais como estações de trem da CPTM e estações de Metrô, apresenta o tema Mobilidade Urbana, que também é assunto para o Studio Schwitalla, escritório interdisciplinar de prática arquitetônica, sediado em Berlim.

Reconhecido curador e diretor artístico de exposições e museus, Marcello Dantas abre o terceiro dia de workshop, com o tema Arte Pública e Desigualdade Social. Em seguida, o Fleshbeck Crew, composto pelos artistas BR, Toz e Piá, discute o Placemaking Criativo. Por fim, Renata Strengerowski fala sobre o Acupuntura Urbana, projeto apoiado desde 2013 pela rede Red Bull Amaphiko, que impulsiona empreendedores sociais de todo o Brasil.

Todo este processo será realizado no “Puxadão do MAM”, espaço construído com materiais reaproveitáveis, montado na parte externa do museu. Os trabalhos produzidos serão selecionados por um júri especializado e o resultado será divulgado no dia 26, domingo, último dia de Fórum. Os primeiros colocados de cada subtema recebem o valor de R$ 3 mil . Além disso, os três primeiros colocados de cada subtema terão seus projetos levados para a Prefeitura do Rio e publicados em um livro. Eles também recebem entrada grátis no próximo Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro" 04 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769644/rio-academy-participantes-desenvolvem-projetos-para-o-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.