O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro

Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro

  • 10:00 - 4 Julho, 2015
Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro
Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro, MAM. Image Cortesia de Fórum Rio Academy
MAM. Image Cortesia de Fórum Rio Academy

Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, que acontece de 20 a 26 de julho no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), incentivará o desenvolvimento de novas soluções para a cidade. Os participantes terão 4 dias de workshop para produzir propostas, com o objetivo de estimular a participação ativa de arquitetos, urbanistas e designers no redesenho da cidade. Os projetos serão julgados e os melhores, além de receberem prêmios, serão enviados à prefeitura do Rio.

A partir do tema central O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, os Workshops se dirigem a cinco subtemas: Patrimônio Arquitetônico, Soluções Efêmeras, Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, Mobilidade Urbana e Desigualdade Social. Os participantes devem escolher um dos subtemas e trabalhar individualmente ou em grupos de até 5 pessoas.

Norteados pela legenda “Observe, Aprenda, Produza”, os workshops contam com a participação de profissionais convidados, que compartilharão suas experiências durante a manhã, enquanto a tarde será usada para aplicar os conhecimentos na prática. Os Talkers ficarão disponíveis após suas apresentações para ampliar reflexões, aconselhar e orientar.

Cortesia de Fórum Rio Academy
Cortesia de Fórum Rio Academy

O primeiro dia de workshop recebe o Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, falando sobre Patrimônio Arquitetônico; além do grupo RUA Arquitetos, que debate Soluções Efêmeras.

No segundo dia, o arquiteto Jorge Mario Jáuregui, responsável pela urbanização de mais de 15 favelas em diferentes locais da cidade, discute o Urbanismo Espontâneo. Clóvis Cunha, que participa de vários projetos na área de transporte, tais como estações de trem da CPTM e estações de Metrô, apresenta o tema Mobilidade Urbana, que também é assunto para o Studio Schwitalla, escritório interdisciplinar de prática arquitetônica, sediado em Berlim.

Reconhecido curador e diretor artístico de exposições e museus, Marcello Dantas abre o terceiro dia de workshop, com o tema Arte Pública e Desigualdade Social. Em seguida, o Fleshbeck Crew, composto pelos artistas BR, Toz e Piá, discute o Placemaking Criativo. Por fim, Renata Strengerowski fala sobre o Acupuntura Urbana, projeto apoiado desde 2013 pela rede Red Bull Amaphiko, que impulsiona empreendedores sociais de todo o Brasil.

Todo este processo será realizado no “Puxadão do MAM”, espaço construído com materiais reaproveitáveis, montado na parte externa do museu. Os trabalhos produzidos serão selecionados por um júri especializado e o resultado será divulgado no dia 26, domingo, último dia de Fórum. Os primeiros colocados de cada subtema recebem o valor de R$ 3 mil . Além disso, os três primeiros colocados de cada subtema terão seus projetos levados para a Prefeitura do Rio e publicados em um livro. Eles também recebem entrada grátis no próximo Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "Rio Academy: participantes desenvolvem projetos para o Rio de Janeiro" 04 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769644/rio-academy-participantes-desenvolvem-projetos-para-o-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906