Apartamento JB / AMBIDESTRO

Apartamento JB / AMBIDESTRO
Apartamento JB / AMBIDESTRO - Mesa, Cadeira, Dormitório
© Marcelo Donadussi
  • Arquitetos: AMBIDESTRO; AMBIDESTRO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi

Apartamento JB / AMBIDESTRO - DormitórioApartamento JB / AMBIDESTRO - Pia, Bancada, Cozinha, VidroApartamento JB / AMBIDESTRO - Bancada, Mesa, Cozinha, Iluminação, Cadeira, Janela, PiaApartamento JB / AMBIDESTRO - Iluminação, CadeiraApartamento JB / AMBIDESTRO - Mais Imagens+ 16

  • Metragem: Área social 45 m² | Suíte master 15 m²
  • Fornecedores: Marcenaria: Mercatto Marcenaria | Porto Alegre; Revestimento cimentício: Microcim | Dr.Parede | Porto Alegre; Sofá: Courotam| Desenhado pelos arquitetos; Mesa de jantar + mesa de centro: Arte com Ferro | Desenhado pelos arquitetos; Obras de Arte: Bolsa de Arte | Porto Alegre
  • Autores: João Pedro Crescente e Raquel Zaffalon
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento JB / AMBIDESTRO - Mesa, Bancada, Cozinha, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto realizado é do apartamento de um jovem empresário que tem o hábito de receber amigos em casa. O desejo do cliente era ter um apartamento bastante prático, funcional e elegante, assim buscamos trabalhar com um layout que se altera de acordo com o uso. Além do projeto de marcenaria, o sofá e a mesa de jantar também foram desenhados por nós, gerando assim peças únicas feitas especialmente para o cliente.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Iluminação, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Neste apartamento encontramos uma situação muito recorrente nos imóveis atuais: a área da sacada (já integrada ao apartamento quando iniciamos a obra) possuía forro de gesso mais baixo que o restante do living e recebia a churrasqueira. Optamos por marcar esta área com pintura cimentícia nas paredes e no forro, criando uma espécie de portal que diferencia o estar/jantar da área da churrasqueira e também faz a função de proteger a parede da sujeira do churrasco.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Sofá, Mesa, Iluminação, Dormitório
© Marcelo Donadussi

Na parede da lareira, projetamos um painel em marcenaria que reveste a mesma e também tem a função de esconder a porta de entrada do apartamento criando assim um elemento surpresa já na entrada do apartamento. O espelho no final do painel ajuda a criar a ilusão de continuidade do bloco de madeira que se encaixa sob uma parte do forro revestido concreto aparente (Microcim) gerando uma sobreposição de corpos e texturas elegante.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Mesa, Cadeira, Bancada
© Marcelo Donadussi

Servindo como apoio da churrasqueira e da mesa de jantar, projetamos um buffet elevado do piso, que segue por toda extensão da parede e articula estas duas áreas. O buffet é envelopado com quartzo cinza absoluto na parte externa e internamente recebe um móvel em marcenaria com sistema de fecho toque, sem puxadores aparentes.

A mesa de jantar é multifuncional, pois tem altura de mesa de bar e pés com rodízios industriais de alto rolamento, possibilitando que se mova pelo apartamento, criando diferentes cenários de jantar e confraternização com amigos. Hora vira bar, apoio churrasqueira, jantar com buffet, etc.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Dormitório
© Marcelo Donadussi

O sofá foi revestido com lona na cor azul e possui terminal aberto em uma das extremidades criando um espaço de articulação entre a churrasqueira e a sala de estar.

Uma antiga bicicleta vintage do proprietário ganhou destaque pendurada na parede ao lado de uma poltrona costela ( designer: Martin Eisler ) em couro envelhecido caramelo.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Imagem 9 de 21
© Marcelo Donadussi

O quadro na parede é da premiada artista gaúcha Teresa Poester e a fotografia junto ao buffet é do também renomado fotógrafo André Lichtenberg.

Apartamento JB / AMBIDESTRO - Mesa, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Quando chegamos pela primeira vez no apartamento, o cliente tinha três ambientes que não se conversavam (churrasqueira, estar, jantar). O nosso grande desafio foi articular estes três programas dentro de um espaço limitado, sem perder a funcionalidade e praticidade.

Planta Baixa

Enfim, a arquitetura se encontra nos mínimos detalhes deste projeto e reflete o perfil dinâmico e prático do cliente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento JB / AMBIDESTRO" 04 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769605/apartamento-jb-ambidestro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.