O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clínica
  4. Kuwait
  5. AGi architects
  6. 2014
  7. Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects

Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects

Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects
Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects, © Nelson Garrido
© Nelson Garrido

© Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido © Nelson Garrido + 18

  • Arquitetos

  • Localização

  • Equipe de Projeto

    Nasser B. Abulhasan, Joaquin Pérez-Goicoechea.
  • Equipe de Desenho Arquitetônico

    Salvador Cejudo, Stefania Rendinelli, Hanan Alkouh, Gwenola Kergall, Bruno Gomes, Ana López Cerrato.
  • Cliente

    Ministro da Saúde de Kuwait / Mr. Ali Mohammad Thuniyan Al-Ghanim
  • Área

    6500.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A clínica é uma alternativa pioneira no setor da saúde, abordando aspectos como a segurança e intimidade mediante o desenvolvimento de um modelo inovador no qual os pátios anexos à fachada são os elementos condutores desta tipologia.

Planta Baixa
Planta Baixa

O programa ocupa a totalidade do terreno. O edifício é visto como um elemento monolítico construído por trás de elevados muros que constroem uma fortaleza ante o vandalismo, aumentando a privacidade do conjunto. Os pátios são "esculpidos" no volume para proporcionar luz natural à totalidade das clínicas. O tradicional conceito de fachada como elemento que proporciona luz, vistas e ventilação ao edifício é invertido. Os pátios são projetados para o interior gerando maior privacidade. As salas de consultas foram colocadas na fachada exterior cega e abertas aos pátios interiores onde também há um espaço comum fluido.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

A colaboração direta com fornecedores e os processos paramétricos utilizados para gerar as superfícies em funções de espessuras mínimas resultaram num elemento vazado contemporâneo que se conecta com a identidade cultural dos usuários. Uma chapa metálica anodizada e perfurada permite a passagem de iluminação necessária e constitui um elo entre exterior e interior.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ao entrar na clínica, um grande mosaico de cerâmica recebe o paciente. Esta gama colorida acompanha o vistante em seu percurso pelo edifício, as cores colaboram com a legibilidade do espaço. Esta prática é comum em hospitais e muito útil para ajudar usuários de culturas e idiomas distintos.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Devido à variedade e densidade do programa da clínica, os espaços são subdivididos em múltiplos departamentos autossuficientes que podem operar de forma independente. A circulação interior foi organizada de forma fluida, concebendo o espaço como uma sucessão de estâncias, áreas públicas, evitando ao máximo o esquema de corredor característico da tipologia hospitalar.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

A clínica se tornou um edifício emblemático, o que foi possível graças à generosa doação do Sr. Ali Mohammad Thuniyan Al-Ghanim.

© Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects" [Ali Mohammed T. Al-Ghanim Clinic / AGi architects] 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769506/clinica-ali-mohammed-t-al-ghanim-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.