Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - FachadaInstituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, VigaInstituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, ConcretoInstituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Janela, FachadaInstituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Mais Imagens+ 15

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Assim que a RoccoVidal Perkins+Will foi contratada para o desenvolvimento deste projeto para o Instituto Dona Ana Rosa, ficamos motivados com a possibilidade de auxiliar uma instituição tão significativa para as comunidades mais carentes e desamparadas da cidade de São Paulo e de suas vizinhas.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Concreto
© Daniel Ducci

Com tanta história e tradição, desenvolver o trabalho para o IDAR foi uma grande lição de civilidade e cidadania para nossa equipe. Conhecer o trabalho, o dia-a-dia das crianças e de todos os funcionários foi o primeiro passo para entender um pouco mais sobre o universo que, até aquele momento, era novidade na nossa carteira de clientes e atuação.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Janela, Fachada
© Daniel Ducci

O Instituto Dona Ana Rosa é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, sem restrição de credo, raça ou cor, e tem como objetivo o atendimento totalmente gratuito às crianças e jovens de baixa renda em 3 programas conveniados com a Prefeitura Municipal de São Paulo. 

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Janela, Fachada
© Daniel Ducci

É administrado pelos dirigentes da Associação Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude desde 1874. Atua no campo social e educacional com seriedade e firmeza de propósitos, fiéis aos princípios do seu fundador, o Barão de Souza Queiroz.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Janela
© Daniel Ducci

E o tempo deu-lhe razão: a família segue unida em torno de um ideal de trabalho e solidariedade, de portas abertas para a comunidade e repassando às novas gerações a sua experiência.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada
© Daniel Ducci

O Instituto Dona Ana Rosa tem por objetivo promover a integração entre a comunidade, pais, alunos e funcionários com o intuito de estreitar laços e desenvolver de forma habitual, atividades que propiciem um vínculo entre o Instituto e a família, de modo a assegurar aos usuários seus direitos de atenção básica.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Viga
© Daniel Ducci

Além disso, desenvolvem atividades culturais, educacionais e esportivas. Podemos descrever nossa filosofia com apenas duas palavras: PROMOÇÃO HUMANA.

Tínhamos como desafio inserir um novo edifício em uma área já edificada em um grande terreno na região da Avenida Francisco Morato, da zona oeste de São Paulo. Este novo edifício está inserido em um conjunto de edifício com uma formação característica de pavilhões com telhados de duas águas que eram antigos galpões industriais.

Diagrama 03
Diagrama 04

Tínhamos dois caminhos a seguir: ou reaproveitar a edificação existente, um galpão com poucas qualidades arquitetônicas e não projetado com as finalidades necessárias para a sua ocupação atual; ou poderíamos criar um novo modelo que mostrasse essa transformação do instituto a toda a comunidade, girando em torno deste trabalho assistencial. O Briefing do cliente apontava para a necessidade e vontade de seguir o segundo modelo, onde o novo pudesse ser inserido de forma discreta, mas muito marcante, na vida das mais de 1.500 crianças assistidas pela instituição.

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will - Fachada, Janela, Jardim
© Daniel Ducci

Nossos conceitos de projeto começaram a partir das reuniões onde o termo transformação sempre era muito presente. Outro tema relevante era que o terreno localizado em uma região em franca “transformação”, em virtude da nova linha do metro, podendo se tornar um grande objeto de desejo do mercado imobiliário e uma negociação poderia ser muito importante para a longevidade e manutenção da instituição. Uma obra racional, econômica, limpa (pois as atividades não podem ser paralisadas), de baixo impacto foram alguns dos outros temas abordados.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will" 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769469/instituto-dona-ana-rosa-roccovidal-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.