O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Cultural
  4. Brasil
  5. RoccoVidal Perkins+Will
  6. 2013
  7. Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will

Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will

  • 05:00 - 2 Julho, 2015
Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will
Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will, © Daniel Ducci
© Daniel Ducci

© Daniel Ducci © Daniel Ducci © Daniel Ducci © Daniel Ducci + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo - São Paulo, Brasil
  • Equipe

    : Luiz Fernando Rocco, Fernando Bento Vidal, Douglas Tolaine, Érika Daddario, Adriana Dias, Cezar Tadao, Giovanna Oliva, Fred Zara, Fabio Carone
  • Área

    850.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Assim que a RoccoVidal Perkins+Will foi contratada para o desenvolvimento deste projeto para o Instituto Dona Ana Rosa, ficamos motivados com a possibilidade de auxiliar uma instituição tão significativa para as comunidades mais carentes e desamparadas da cidade de São Paulo e de suas vizinhas.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Com tanta história e tradição, desenvolver o trabalho para o IDAR foi uma grande lição de civilidade e cidadania para nossa equipe. Conhecer o trabalho, o dia-a-dia das crianças e de todos os funcionários foi o primeiro passo para entender um pouco mais sobre o universo que, até aquele momento, era novidade na nossa carteira de clientes e atuação.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

O Instituto Dona Ana Rosa é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, sem restrição de credo, raça ou cor, e tem como objetivo o atendimento totalmente gratuito às crianças e jovens de baixa renda em 3 programas conveniados com a Prefeitura Municipal de São Paulo. 

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

É administrado pelos dirigentes da Associação Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude desde 1874. Atua no campo social e educacional com seriedade e firmeza de propósitos, fiéis aos princípios do seu fundador, o Barão de Souza Queiroz.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

E o tempo deu-lhe razão: a família segue unida em torno de um ideal de trabalho e solidariedade, de portas abertas para a comunidade e repassando às novas gerações a sua experiência.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

O Instituto Dona Ana Rosa tem por objetivo promover a integração entre a comunidade, pais, alunos e funcionários com o intuito de estreitar laços e desenvolver de forma habitual, atividades que propiciem um vínculo entre o Instituto e a família, de modo a assegurar aos usuários seus direitos de atenção básica.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Além disso, desenvolvem atividades culturais, educacionais e esportivas. Podemos descrever nossa filosofia com apenas duas palavras: PROMOÇÃO HUMANA.

Tínhamos como desafio inserir um novo edifício em uma área já edificada em um grande terreno na região da Avenida Francisco Morato, da zona oeste de São Paulo. Este novo edifício está inserido em um conjunto de edifício com uma formação característica de pavilhões com telhados de duas águas que eram antigos galpões industriais.

Diagrama 03
Diagrama 03
Diagrama 04
Diagrama 04

Tínhamos dois caminhos a seguir: ou reaproveitar a edificação existente, um galpão com poucas qualidades arquitetônicas e não projetado com as finalidades necessárias para a sua ocupação atual; ou poderíamos criar um novo modelo que mostrasse essa transformação do instituto a toda a comunidade, girando em torno deste trabalho assistencial. O Briefing do cliente apontava para a necessidade e vontade de seguir o segundo modelo, onde o novo pudesse ser inserido de forma discreta, mas muito marcante, na vida das mais de 1.500 crianças assistidas pela instituição.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Nossos conceitos de projeto começaram a partir das reuniões onde o termo transformação sempre era muito presente. Outro tema relevante era que o terreno localizado em uma região em franca “transformação”, em virtude da nova linha do metro, podendo se tornar um grande objeto de desejo do mercado imobiliário e uma negociação poderia ser muito importante para a longevidade e manutenção da instituição. Uma obra racional, econômica, limpa (pois as atividades não podem ser paralisadas), de baixo impacto foram alguns dos outros temas abordados.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
RoccoVidal Perkins+Will
Escritório
Cita: "Instituto Dona Ana Rosa / RoccoVidal Perkins+Will" 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769469/instituto-dona-ana-rosa-roccovidal-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906