Idea Zarvos / SuperLimão

Idea Zarvos / SuperLimão - Sofá, Mesa, Cadeira, Viga, JanelaIdea Zarvos / SuperLimão - Iluminação, VigaIdea Zarvos / SuperLimão - Imagem 4 de 35Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, CadeiraIdea Zarvos / SuperLimão - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Contin
  • Autores: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Sérgio Cabral, Antonio Carlos Figueira de Mello
  • Colaboradoras: Juliana Marcato, Juliana Sae, Heloísa Zarpelon
  • Programação Visual: João Nitsche
  • Mobiliário: Securit
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Idea Zarvos / SuperLimão - Iluminação, Viga
© Bruno Contin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Idea Zarvos deveria atender a um grande fluxo de pessoas e reuniões. O escritório, desenvolvido num edifício comercial desenvolvido pela própria incorporadora, ocupa um espaço no nível térreo da edificação com acesso a um nível inferior que é integrado a uma área externa.

Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, Cadeira
© Bruno Contin

Na entrada está o núcleo funcional em um mesmo volume, integrando um banco e todo o controle de iluminação do escritório. Este mesmo módulo abriga a área técnica e de impressão, e em seu interior, banheiros e lockers - onde os funcionários podem guardar seus pertences para um ambiente de trabalho mais organizado.

Idea Zarvos / SuperLimão - Imagem 31 de 35
Planta - Térreo

Neste pavimento estão as estações de trabalho dos funcionários e diretoria, divididos por um fechamento de vidro, que permite a conexão visual entre os ambientes. Como a fachada do escritório está voltada ao oeste, o posicionamento das mesas foi locado evitando o reflexo do sol nos monitores e privilegiando a comunicação entre as equipes possibilitando a vista para a área externa para maior parte das pessoas.

Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, Cadeira
© Bruno Contin

O forro foi pensado como um grid de perfis metálicos com espaços vazios e outros preenchidos por luminárias ou espumas para absorção acústicas. O piso elevado do escritório é de madeira e algumas áreas são demarcadas por carpetes.

Idea Zarvos / SuperLimão - Prateleira, Cadeira
© Bruno Contin

Para organizar o grande volume de materiais de projetos e peças gráficas dos lançamentos da incorporadora, foi desenhada junto com a Securit uma grande estante da linha Brasiliana trazendo flexibilidade de armazenamento em diversos níveis de acessos. O mobiliário foi projetado em módulos sólidos, translúcidos e vazios, a fim de manter sempre a permeabilidade visual e de criar um tom lúdico ao espaço através das cores escolhidas.

Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, Cadeira, Viga
© Bruno Contin

Na lateral esquerda, foram criadas uma marcenaria baixa, para também armazenar documentos, e uma área expositiva de maquetes dos prédios da incorporadora. A iluminação das maquetes é feita através de luminárias industriais flexíveis. Ao final deste corredor, há uma pequena sala para reuniões rápidas com fechamento visual leve, feito através de escoras metálicas e chapas expandidas.

O nível inferior é marcado por sua versatilidade. Concebido como espaço de eventos e reuniões, seu programa possui um lounge com cozinha e uma sala de reunião. Há também outra sala de reunião maior, com isolamento acústico, acessada pela área externa.

Idea Zarvos / SuperLimão - Sofá, Escada, Corrimão, Viga
© Bruno Contin

Neste nível optou-se por placas de fibra mineral para trabalhar a acústica e regularizar o visual do forro, criando uma unidade espacial. As luminárias são instaladas diretamente nas vigas metálicas através de ímãs.

Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, Viga, Terraço, Pátio
© Bruno Contin

Parte da área externa é protegida pela projeção do próprio edifício. Há duas mesas de madeira, uma abaixo do balanço do edifício e a outra no deck ao ar livre. Assim, o nível inferior possibilita diversas reuniões ao mesmo tempo, como exigido pela dinâmica do escritório.

Idea Zarvos / SuperLimão - Mesa, Sofá, Iluminação
© Bruno Contin

Igual aos empreendimentos da incorporadora, optou-se por uma estética industrial no escritório. Os blocos de construção são mantidos aparentes no nível inferior, todas as instalações são externas e chapas expandidas foram adotadas para organizar visualmente  toda a infraestrutura elétrica e de ar condicionado.

Idea Zarvos / SuperLimão - Imagem 35 de 35
Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Idea Zarvos / SuperLimão" 01 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769431/idea-zarvos-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.