O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Brasil
  5. RoccoVidal Perkins+Will
  6. 2014
  7. A Casa - Museu do Objeto Brasileiro / RoccoVidal Perkins+Will

A Casa - Museu do Objeto Brasileiro / RoccoVidal Perkins+Will

  • 05:00 - 30 Junho, 2015
A Casa - Museu do Objeto Brasileiro / RoccoVidal Perkins+Will
A Casa - Museu do Objeto Brasileiro / RoccoVidal Perkins+Will, © Daniel Ducci
© Daniel Ducci

© Daniel Ducci © Daniel Ducci © Daniel Ducci © Daniel Ducci + 26

  • Paisagismo

    Isabel Duprat Paisagismo
  • Luminotécnica

    Lit
  • Estrutura

    Cia. de Projetos
  • Consultoria de caixilhos

    Dinaflex e Eder Cordon Mehen
  • Aprovação

    Enproplan
  • Demolição

    Souza Lima Construções
  • Construção

    CPA
  • Fornecedores

    Terreal (brises, Tresuno (concreto), Alwitra (cobertura), Esquadrial Sudeste (esquadrias), Serralheria Alto da Serra (portão e outros metais), Cia. de Projetos/Heloisa Maringoni (estrutura), Viroc (fachada), Lumini (luminárias), Miaki Revestimentos (pisos), Uniflex (toldos), Integral Sudeste (vidros), Microcimento do Brasil (piso), Planmetal (estrutura metálica), Iron Tech (guarda corpo), Topseal (tratamento de concreto), Assistec (ar condicionado)
  • Mais informações Menos informações
© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa – Museu do Objeto Brasileiro é um projeto desenvolvido para ser a nova sede desta associação sem fins lucrativos sob direção geral de Renata Mellão. O novo espaço abrigaria o setor de exposições, com interesse pelo objeto de gênese artesanal, semi-artesanal ou industrial, visto como uma expressão cultural. Privilegia a produção brasileira, ou o foco no e sobre o Brasil. O olhar poderá se estender a outros países desde que haja uma pertinência para maior compreensão da situação brasileira. Não se interessa apenas pelo objeto em si, mas também pelo processo e contexto em que ele é criado, feito e consumido. Está interessado também na rede de mediações culturais que hoje potencializa e viabiliza a sociabilização das produções culturais.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

O terreno selecionado para abrigar este novo projeto foi em uma área nobre da cidade, na avenida Pedroso de Moraes, próximo ao Instituto Tomie Ohtake. Entretanto, o terreno se revelou um grande desafio para a equipe de projeto; localizado em uma esquina, ele conecta área residencial do bairro de pinheiros para uma área de comércio consolidado. Além do mais, seus limites são muito próximos de um trapézio, fazendo divisa de um lado com um sobrado que futuramente veio a se tornar a administração da instituição e do outro lado com uma pequena praça pública, local que converge duas vias lindeiras. Através da municipalidade, os arquitetos conseguiram a autorização para incorporar ao projeto está área livre ao museu, eliminando qualquer tipo de obstrução entre ambas e permitindo uma transição contínua e única, como se uma fosse a extensão da outra. Para tal, a paisagista Isabel Duprat usou de uma série de recursos e soluções para valorizar o passeio, sendo umas destas dar destaque ao flamboyant existente no local. O acesso pela praça ocorre através de patamares sequenciais ao longo do caminho diagonal que liga a esquina à entrada do museu, enquanto a transposição transversal se dá por meio da escadaria voltada para a rua de tráfego intenso.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

No nível do pedestre fica mais evidente outra solução singular para o projeto: a viga de borda do térreo em concreto no formato V, com sua fresta voltada para o exterior do edifício. Estas vigas iniciam no acesso principal do museu como bancos, e seguem até o final da edificação dando suporte aos caixilhos metálicos pivotantes, preenchidos com aletas cerâmicas horizontais. Entretanto, estes painéis apenas são móveis próximo ao principal acesso da galeria de exposições, melhorando assim a circulação do ar e a luminosidade da área. Por outro lado, os demais painéis permanecem fixos, pois são os responsáveis pela vedação da sala de exposição e sua possível abertura se destina à manutenção das instalações que correm no miolo da fachada. O sistema de insuflamento do ar-condicionado através de torres verticais, com bocais localizados no diminuto mezanino, possibilitou a otimização do pé-direito do museu, que, assim, tem laje maciça de concreto.

© Daniel Ducci
© Daniel Ducci

No interior do museu, os arquitetos desenharam uma escada metálica retrátil que conecta o pavimento de exposições ao pavimento inferior, que pode tanto ser uma extensão das exposições quanto destinado a eventos. O pavimento inferior também pode ser acessado e funcionar independentemente através da entrada localizada na avenida Pedroso de Moraes.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
RoccoVidal Perkins+Will
Escritório
Cita: "A Casa - Museu do Objeto Brasileiro / RoccoVidal Perkins+Will" 30 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769355/a-casa-museu-do-objeto-brasileiro> ISSN 0719-8906