Edifício Trentino / Skylab Arquitetos

Edifício Trentino / Skylab Arquitetos - FachadaEdifício Trentino / Skylab Arquitetos - Janela, FachadaEdifício Trentino / Skylab Arquitetos - JanelaEdifício Trentino / Skylab Arquitetos - Janela, FachadaEdifício Trentino / Skylab Arquitetos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Skylab Arquitetos; Skylab Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2577
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maria Toscano
Edifício Trentino / Skylab Arquitetos - Janela, Fachada
© Maria Toscano

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 522m² que originalmente abrigava um sobrado deu lugar à um edifício residencial de seis andares, sendo um deles duplex. Localizado em uma área nobre da cidade de Juiz de Fora, o edifício residencial Trentino foi projetado com base em um programa que prevê um apartamento por andar, com ambientes amplos e confortáveis, além de farta iluminação natural em todos os ambientes e vista privilegiada para o bairro Bom Pastor. A quebra da simetria da fachada e as diferenciações de volumes, criam no pedestre grande curiosidade sobre as divisões dos apartamentos. “A obra abrange em cada unidade uma sala de jantar e sala de estar integradas com a cozinha, área de serviço, lavabo, banheiro social, dois quartos e duas suítes, além de uma ampla varanda frontal que define a principal característica do edifício: a contraposição de volumes”, explica o arquiteto Frederico.

Edifício Trentino / Skylab Arquitetos - Janela, Fachada
© Maria Toscano

A volumetria e a fachada principal foram trabalhadas em conjunto, com o objetivo de obter um dinamismo por meio da oscilação dos traçados das varandas, alternando entre o diagonal e o retilíneo.   

Edifício Trentino / Skylab Arquitetos - Janela
© Maria Toscano

Para realçar o jogo de formas e volumes, o concreto foi utilizado em grande parte na volumetria do prédio, destacando os andares alternados. A madeira compõe as varandas de cada andar, destacando a verticalidade do edifício. No segundo nível de garagem, os brises de madeira emoldurados pela horizontalidade da caixa em concreto acabam amenizando os elementos verticais trabalhados ao longo da fachada do edifício. “As pedras dão destaque ao acesso principal do residencial”, finaliza Guilherme.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Juiz de Fora - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Trentino / Skylab Arquitetos" 25 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769151/edificio-trentino-skylab-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.