Residência Wein / Besonias Almeida Arquitectos

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 2 de 23Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 3 de 23Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 4 de 23Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 5 de 23Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Pinamar, Argentina
  • Concepção E Gestão De Projeto: María Victoria Besonías, Guillermo de Almeida
  • Colaboradores: Florencia Testa, Denisse Gerard
  • Cidade: Pinamar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 5 de 23
© Daniela Mac Adden

O lugar

Costa Esmeralda é um empreendimento privado sobre as dunas, na costa da província de Buenos Aires, à 390 km da capital.

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 2 de 23
© Daniela Mac Adden

O terreno está localizado em uma área arenosa de grande altura que possui a particularidade de contar, em parte com uma antiga árvore simbólica e com uma plantação recente de pinos, ainda que sua característica principal seja o seu relevo abrupto.

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 4 de 23
© Daniela Mac Adden

A incumbência 

O requerido foi uma residência com uma proposta estética construtiva similar as construídas no bosque no Mar Azul, valorizada tanto por sua austeridade formal como pela baixa manutenção necessária. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 16 de 23
Planta Baixa

Projetada para ser utilizada geralmente por duas famílias com crianças pequenas, a residência deveria contar com um lugar generoso para reuniões, uma cozinha integrada visualmente à este espaço, três dormitórios, dois deles com banheiro privativo. Além disso, os clientes comentaram a necessidade de que a residência contasse com terraços e grandes fechamentos envidraçados para desfrutar a paisagem. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 10 de 23
© Daniela Mac Adden

A proposta

O projeto começou a ser criado a partir de uma rampa que, cortando a duna, indicasse a maior altura possível permitindo assim o acesso de materiais e trabalhadores durante a execução e quando, uma vez finalizada, serviria para o acesso veicular até uma área de estacionamento. Desde este ponto, será necessário continuar subindo através de escadas (exteriores e interiores) até chegar a área mais alta do terreno para poder desfrutar das vistas privilegiadas. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 11 de 23
© Daniela Mac Adden

A residência foi, então, definida volumetricamente pelo desenho da rampa e por dois prismas sobrepostos, alinhados entre si, seguindo a direção da inclinação (oblíqua em relação ao lote) e que, com diferença de 1.20 de altura entre eles, se acomodam no relevo.

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 22 de 23
Corte 1

Estes dois volumes orientam uma das fachadas ao norte, de maneira que todos os ambientes da residência recebam o sol controlado por beirais e brises verticais. A fachada sul, com uma abertura no volume dos dormitórios que percorre todo o seu comprimento, assegura a iluminação nas circulações e possibilita a ventilação cruzada. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 8 de 23
© Daniela Mac Adden

A organização funcional

A residência é acessada com automóvel ou caminhando através da rampa até a garagem semi-coberta com um depósito em anexo. Desde ali, através de uma escada também semi-coberta, se acessa a uma planta livre com um só elemento fixo (mesa-bancada-separador) que outorga a privacidade ao setor da cozinha em relação ao resto da área social. As atividades deste nível da residência podem ser expandidas em três terraços que cumprem também com a função de serem lugares de contemplação da paisagem circuncidante. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 3 de 23
© Daniela Mac Adden

Subindo novamente a escada, mas desta vez uma interior, chega-se a uma circulação ao longo da qual se acessa em primeiro lugar o banheiro e depois os três dormitórios. 

Dois dos banheiros deste setor encontram-se no centro da planta e são iluminados e ventilados através de aberturas zenitais. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 14 de 23
© Daniela Mac Adden

A solução estrutural

Os volumes são resolvidos com lajes de Hº Aº que são apoiadas em paredes estruturais através de vigas simples na fachada sul, a mais fechada, e através de vigas invertidas na fachada norte pra captar a maior quantidade de luz. As paredes são estruturadas no terreno arenoso por meio de vigas perimetrais. O volume que cobre a garagem foi projetado como um balanço que descansa em duas importantes vigas para evidenciar a independência entre o sistema estrutural que soluciona a inclinação do terreno e a própria residência. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 23 de 23
Corte 2

A construção

Foi utilizado um concreto H21 agregando um fluidificante para conseguir uma mescla com escassa quantidade de água. Graças a este procedimento, a qualidade expressiva do concreto e suas propriedades de resistência e impermeabilidade tornam desnecessário qualquer acabamento superficial. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 7 de 23
© Daniela Mac Adden

Foi prevista em todos os ambientes uma ventilação cruzada para que a brisa marinha os refresque e somente seja necessário recorrer aos meios de resfriamento em dias de temperaturas extremas. A calefação dos diferentes ambientes foi feita utilizando um sistema de piso reflexivo, também foi projetada uma lareira artificial. 

Residência Wein  / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 12 de 23
© Daniela Mac Adden

As escassas paredes interiores são feitas com tijolos ocos pintados com látex branco. O piso é feito com camadas de cimento divididas por chapas de alumínio. O encontro entre paredes e solo foi resolvido com um perfil de alumínio que funciona como uma base.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Wein / Besonias Almeida Arquitectos" [Wein House / Besonias Almeida Arquitectos] 25 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768911/residencia-wein-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.