Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos

Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin  / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos; Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16823
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Mendizabal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC
  • Colaboradores: Luz Honores, Nelson Grandon
  • Engenharia: BYB Ingenieros
  • Construtora: ISA
  • Cidade: Vitacura
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Mendizabal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O modelo construtivo apresentado no Plano Diretor da comunidade de Vitacura para a Avenida Kennedy, na parte Manquehue-Padre Hurtado, define uma tipologia de edifício isolado no lote ede gabarito médio. Esta condição nos leva a conceber este projeto como uma peça arquitetônica que possa ter a capacidade de contribuir com a conformação da continuidade do canal urbano de grande escala que é a Avenida Kennedy.

Planta Baixa - primeiro pavimento

O terreno, particularmente sua condição de esquina e sua área edificável, nos conduz a um volume de 9 pavimentos mais pavimento técnico, com uma altura de 35.62 metros e uma planta de 21.30 por 36.00 metros. Estas dimensões criam um volume proporcionalmente plano em relação a sua altura; nosso interesse surge do desafio de manusear esta condição a respeito da cidade, como integrar um volume prismático que desenvolve sua atividade (serviços) que se volta à si mesmo e à cidade? Para isto desenvolvemos duas operações relevantes: a primeira, dotar a envolvente com graus de transparência que permitam com que pedestre observador entenda a atividade que se desenvolve no edifício sem perder as condições de conservação energética, uso eficiente dos recursos econômicos que nos obriga o alto padrão de conforto ambiental requerido para os edifícios comerciais.

© Marcos Mendizabal

Consequentemente, foi desenhada uma pele como uma "janela em fita" entre as lajes, com estruturação baseada em um vidro laminado exterior que substitui as esquadrias de alumínio tradicionais, somando a isto está uma divisória horizontal de dois níveis que alternam os elementos verticais da fachada, criando um "Vibrato" das fachadas sul, leste e norte. O grau de reflexibilidade do vidro consegue cumprir com os padrões solicitados ao projeto para que a fachada contribua para controlar os ganhos térmicos de tal forma que diminui o investimento econômico inicial em equipamentos mecânicos. 

© Marcos Mendizabal

Em direção a fachada oeste, o envolvente cria uma pele dupla formada por brises de alumínio que são alterados em relação ao plano da fachada de tal forma a produzir uma caixa de sombra adequada para proteger do excesso de luz que cria esta orientação no final do dia. 

© Marcos Mendizabal

A segunda opção foi liberar todos espaços externos do primeiro nível ao uso público, eliminando o automóvel da superfície, conferindo ao pedestre uma melhor acessibilidade através da sucessão contínua de espaços tipo praças rígidas com locais comerciais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitacura, RM, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos" [Office Building Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos] 28 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768909/edificio-comercial-kennedy-wisconsin-alemparte-morelli-y-asociados-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.