O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Chile
  5. Alemparte Morelli y Asociados Arquitectos
  6. 2014
  7. Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos

Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos

  • 19:00 - 28 Junho, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos
Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin  / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos, © Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

© Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal + 31

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

Descrição enviada pela equipe de projeto. O modelo construtivo apresentado no Plano Diretor da comunidade de Vitacura para a Avenida Kennedy, na parte Manquehue-Padre Hurtado, define uma tipologia de edifício isolado no lote ede gabarito médio. Esta condição nos leva a conceber este projeto como uma peça arquitetônica que possa ter a capacidade de contribuir com a conformação da continuidade do canal urbano de grande escala que é a Avenida Kennedy.

Planta Baixa - primeiro pavimento
Planta Baixa - primeiro pavimento

O terreno, particularmente sua condição de esquina e sua área edificável, nos conduz a um volume de 9 pavimentos mais pavimento técnico, com uma altura de 35.62 metros e uma planta de 21.30 por 36.00 metros. Estas dimensões criam um volume proporcionalmente plano em relação a sua altura; nosso interesse surge do desafio de manusear esta condição a respeito da cidade, como integrar um volume prismático que desenvolve sua atividade (serviços) que se volta à si mesmo e à cidade? Para isto desenvolvemos duas operações relevantes: a primeira, dotar a envolvente com graus de transparência que permitam com que pedestre observador entenda a atividade que se desenvolve no edifício sem perder as condições de conservação energética, uso eficiente dos recursos econômicos que nos obriga o alto padrão de conforto ambiental requerido para os edifícios comerciais.

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

Consequentemente, foi desenhada uma pele como uma "janela em fita" entre as lajes, com estruturação baseada em um vidro laminado exterior que substitui as esquadrias de alumínio tradicionais, somando a isto está uma divisória horizontal de dois níveis que alternam os elementos verticais da fachada, criando um "Vibrato" das fachadas sul, leste e norte. O grau de reflexibilidade do vidro consegue cumprir com os padrões solicitados ao projeto para que a fachada contribua para controlar os ganhos térmicos de tal forma que diminui o investimento econômico inicial em equipamentos mecânicos. 

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

Em direção a fachada oeste, o envolvente cria uma pele dupla formada por brises de alumínio que são alterados em relação ao plano da fachada de tal forma a produzir uma caixa de sombra adequada para proteger do excesso de luz que cria esta orientação no final do dia. 

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

A segunda opção foi liberar todos espaços externos do primeiro nível ao uso público, eliminando o automóvel da superfície, conferindo ao pedestre uma melhor acessibilidade através da sucessão contínua de espaços tipo praças rígidas com locais comerciais.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Alemparte Morelli y Asociados Arquitectos
Escritório
Cita: "Edifício Comercial Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos" [Office Building Kennedy-Wisconsin / Alemparte-Morelli y Asociados Arquitectos] 28 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768909/edificio-comercial-kennedy-wisconsin-alemparte-morelli-y-asociados-arquitectos> ISSN 0719-8906