Casa Llorell na Costa Brava / DOSARQUITECTES

Casa Llorell na Costa Brava / DOSARQUITECTES - Mais Imagens+ 10

Tossa de Mar, Espanha
  • Arquitetos: DOSARQUITECTES; DOSARQUITECTES
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2000
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Garcia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rapsel
  • Colaborador Estrutura: Amanda Colom Calsina
  • Arquiteto Técnico: Lluís Serrat Tarrés
  • Construtora: Rehabilitació i Construcció Salichs S.A.
  • Instalações: SINOPHOS GROUP
  • Cidade: Tossa de Mar
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Garcia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa situada em pleno coração da Costa Brava. Com incríveis vistas para a baía.

O desafio foi encaixar um amplo programa com uma volumetria que gerasse um certo contraste formal com a natureza do lugar. Assim, propusemos cubos dispostos de tal forma que fizesse parecer uma distribuição aleatória, como se tivessem caído do céu em um jogo de dados, mas que, na realidade, derivam da forma de leque do próprio terreno.

© Simon Garcia

Estes cubos possuem as mesmas dimensões: 7 por 7 metros aproximadamente e ficam completamente abertos pelo lado das vistas ao mar e da boa orientação solar, além de serem protegidos por um sistema de persianas hidráulicas de grandes dimensões que atuam como viseiras no verão e, quando estão fechadas, funcionam como brise-soleil. A partir da disposição destes cubos na planta superior, desenvolvem-se as diretrizes do resto do edifício.

Planta Primeiro Piso

Os pisos inferiores são encaixados no terreno para melhorar sua integração no lote e distribuem-se de maneira difusa em amplos espaços.

O térreo principal situa as peças de uso mais importante em conexão aberta com o terraço, a piscina e o jardim exteriores. Três pátios ajudam a melhorar as condições de luz e de ventilação deste piso. Também servem para distribuir os usos dos diferentes espaços: o quarto de hóspedes, a entrada principal e o estúdio, a área da cozinha e o salão principal.

© Simon Garcia

A planta inferior em contato com o jardim gramado com micro-dunas da área dedicada ao Spa e Hamman possui uma área de descanso e também encontra-se, ali, separado um apartamento para o serviço habitual deste tipo de casa.

Planta Piso

Dois materiais básicos conformam os acabamentos das fachadas exteriores:

-  a pedra de travertino da fachada ventilada dos volumes superiores, que conferem um caráter mais nobre a esta parte;

- os gabiões preenchidos com pedra da pedreira local, conformam o acabamento de um embasamento destes corpos mais volumétricos, assim como dão forma aos muros e parapeitos dos jardins;

© Simon Garcia

Outro aspecto importante do projeto é o cumprimento dos princípios da arquitetura sustentável, tomando medidas de economia de energia para o projeto da casa e para a seleção dos materiais.

A piscina exterior é transbordante tipo Infinity Pool com uma cobertura retrátil. Seu acesso foi projetado com amplas plataformas tipo praia para sentar ou deitar.

© Simon Garcia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Llorell na Costa Brava / DOSARQUITECTES" [Llorell House in La Costa Brava / DOSARQUITECTES] 26 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768819/casa-llorell-na-costa-brava-dosarquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.